<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d4000921\x26blogName\x3dAs+Imagens+e+N%C3%B3s\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dLIGHT\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://asimagensenos.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://asimagensenos.blogspot.com/\x26vt\x3d8145402830606333396', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
terça-feira, fevereiro 15, 2011
IMAGEM E JORNALISMO
Media&Jornalismo – Chamada para envio de artigos


Imagem e Jornalismo

Tem-se acentuado, nas últimas décadas, o relevo da componente visual da informação produzida pelo jornalismo, muito por obra das novas tecnologias da informação. Nas páginas da imprensa, nos ecrãs de televisão, de computador ou de algum gadget, através dos media mainstream ou de comunidades potenciadas por sítios e blogues, captadas por profissionais e especialistas ou por cidadãos anónimos, originais ou fabricadas e manipuladas, são várias as imagens a partir das quais o jornalismo “des – venda” o mundo eleito sob a forma de notícia.

Como convivemos e conhecemos com elas? Por que códigos se regem? Que influências colhem ou exercem em outras áreas, como a arte, o design, a publicidade, a economia, história, a política, etc? Que responsabilidade comportam para quem as vê, quem as produz, quem as divulga? Que futuro para os repórteres de imagem, para o fotojornalismo? Qual a importância das imagens no sucesso económico de um determinado projecto editorial?
Estas são apenas algumas das muitas questões a que a Media&Jornalismo solicita resposta junto dos investigadores com interesse na matéria, convidando-os, desde já, a enviarem a respectivas propostas de artigos, até 31 de Outubro de 2011, com vista à sua publicação no número de Primavera/Verão do próximo ano.


Os interessados deverão aceder a CIMJ para consultar as normas de apresentação dos textos.
 
José Carlos Abrantes | 3:41 da tarde |


0 Comments: