<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d4000921\x26blogName\x3dAs+Imagens+e+N%C3%B3s\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dLIGHT\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://asimagensenos.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://asimagensenos.blogspot.com/\x26vt\x3d8145402830606333396', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
quarta-feira, junho 21, 2006
DIREITO À IMAGEM
O céu sobre Lisboa publicou 4 fotos de pessoas que passam numa rua de Lisboa, ali na esquina que dá para a Praça Camões. As fotos são muito interessantes, revelam algo da verdade que as pessoas trazem com elas. E o debate que se seguiu sobre o direito a fotografar pessoas na rua é, também ele, muito interessante e a merecer desenvolvimentos.

Já publiquei aqui imagens que me incomodaram, também. E, ainda recentemente, num Falar de Blogues, uma pessoa presente me questionou por ter tirado uma foto à assistência, o que tenho feito com alguma regularidade. Será que as pessoas que estão num debate público podem exigir que a sua imagem, integrada no colectivo da assistência, não seja publicada? Parece-me que não.

Vale a pena ler os argumentos esgrimidos no O céu sobre Lisboa, no dia 9 de Junho, onde vou pôr parte deste comentário.
 
José Carlos Abrantes | 6:20 da manhã |


1 Comments:


At 9:19 da manhã, Anonymous Tinê Soares

Estava justamente comentando c; um casal de primos, dentro de um restaurante, o fato de que hoje, c; a difusão cada vez maior dos fotocelulares [mobiles], não haver mais privacidade! A sofisticação tecnológica é tanta que vc nem percebe que está sendo fotografado/filmado. Fazer o quê?
Clicar em espaço público não é crime. Agora, divulgar o clic - se for uma cena comprometedora - bem, aí fica mais difícil... mas comercializar, já considero um delito.