<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d4000921\x26blogName\x3dAs+Imagens+e+N%C3%B3s\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dLIGHT\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://asimagensenos.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://asimagensenos.blogspot.com/\x26vt\x3d-3264464510937535709', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
quinta-feira, março 24, 2011
IMAGENS EM CONGRESSO
A Importância da Literacia Mediática em Discussão na Universidade do Minho dias 25 e 26 de Março

Universidade do Minho recebe 1º Congresso Nacional de Literacia, Media e Cidadania

Como é que nos orientamos na presença ubíqua de ecrãs, monitores e outdoors? De que maneira têm as nossas formas de comunicar vindo a ser alteradas pelas redes sociais e pelo virtual? Como preparar os cidadãos portugueses, em particular os mais jovens, para um universo de acesso e partilha de informação tão disperso?

Algumas das possíveis respostas vão ser discutidas amanhã e depois (dias 25 e 26 de Março) no CP 2 do campus de Gualtar da Universidade do Minho, em Braga, durante o Congresso Nacional Literacia, Media e Cidadania. Dois dias com mais de 250 participantes que irão trocar e debater experiências, investigações e horizontes para a literacia mediática.



No sábado, dia 26, após a apresentação de uma série de recomendações e medidas para a implementação da literacia mediática em Portugal, a sessão de encerramento vai contar com a presença do ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, e do reitor da Universidade do Minho, António Cunha. A conferência de abertura na sexta-feira, dia 25, vai estar a cargo do professor da Universidade de Huelva e especialista em literacia mediática José Ignacio Aguaded Gomez.



Durante o congresso os participantes vão poder participar em workshops sobre diversos temas desde as redes sociais ao jornalismo escolar, passando pelo cinema em sala de aula. O objectivo é que qualquer pessoa possa, no seu contexto, vir a desenvolver actividades relacionadas com a literacia mediática.



Ao longo dos dois dias pretende-se discutir as questões ligadas à literacia mediática em Portugal e apresentar ideias e caminhos para o futuro nesta área. Um contributo nesse sentido vai ser dado com a apresentação do estudo Educação para os Media em Portugal: experiências, actores e contextos, desenvolvido pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho por solicitação da Entidade Reguladora para a Comunicação Social.



O Congresso Nacional Literacia, Media e Cidadania terá cinco vertentes: intervenção, formação, investigação, políticas e mostra de serviços e produtos. Destina-se a professores e responsáveis de todos os níveis e tipos de ensino; profissionais e gestores dos media; investigadores ligados às áreas da comunicação, educação, indústrias culturais, TIC, entre outras; bibliotecários; animadores de projectos e de programas e outros agentes cuja acção esteja relacionada com a educação para os media e a literacia digital.



O Congresso é da responsabilidade de várias entidades que têm vindo a desenvolver reuniões há cerca de um ano, entre as quais figuram a Comissão Nacional da UNESCO, o Conselho Nacional de Educação, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social, o Gabinete para os Meios de Comunicação Social, o Ministério da Educação, a UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento e o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.

Mais informações em http://www.literaciamediatica.pt/congresso

Contacto: Tiago Dias Ferreira – tdferreira@ics.uminho.pt - 253 604 698 / 91 840 91 19

Vítor de Sousa
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
http://www.comunicacao.uminho.pt/cecs
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga-P
Tel: +351.253.604.695


Recebido de Vítor Sousa
 
José Carlos Abrantes | 12:37 da tarde |


0 Comments: