<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d4000921\x26blogName\x3dAs+Imagens+e+N%C3%B3s\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dLIGHT\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://asimagensenos.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://asimagensenos.blogspot.com/\x26vt\x3d8145402830606333396', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
segunda-feira, maio 09, 2005
Bandeira Vermelha
IMAGEM DA VITÓRIA
Bandeira Vermelha
Em 2 de Maio de 2005 Evgueni Khaldei parte para Berlim com a sua máquina fotográfica, mas também com dois enormes panos vermelhos. Segundo o livro 100 Fotos do Século, o fotógrafo russo queria fazer uma fotografia simbólica da derrocada hitleriana. E tinha um modelo que desejava seguir: a célebre fotografia de Rosenthal, no ilhéu de Iwo Jima. Assim, o fotógrafo russo "pega" em dois soldados que vão hastear a bandeira da foice e martelo no edifício do III Reich. No regresso tem que apagar um dos relógios pois um dos soldados tinha dois relógios, um em cada pulso, fruto de pilhagem. E depois, diz-se, Estaline não teria gostado da identidade desses soldados e teria “fabricado” dois falsos heróis.
Imagens contruídas no seu interior como no discurso que se cria para a sua divulgação. Imagens que comprendemos melhor por sabermos os contextos em que são criadas, divulgadas, recebidas.
 
José Carlos Abrantes | 11:11 da tarde |


0 Comments: