segunda-feira, maio 09, 2005
Bandeira Vermelha
IMAGEM DA VITÓRIA
Em 2 de Maio de 2005 Evgueni Khaldei parte para Berlim com a sua máquina fotográfica, mas também com dois enormes panos vermelhos. Segundo o livro 100 Fotos do Século, o fotógrafo russo queria fazer uma fotografia simbólica da derrocada hitleriana. E tinha um modelo que desejava seguir: a célebre fotografia de Rosenthal, no ilhéu de Iwo Jima. Assim, o fotógrafo russo "pega" em dois soldados que vão hastear a bandeira da foice e martelo no edifício do III Reich. No regresso tem que apagar um dos relógios pois um dos soldados tinha dois relógios, um em cada pulso, fruto de pilhagem. E depois, diz-se, Estaline não teria gostado da identidade desses soldados e teria “fabricado” dois falsos heróis.
Imagens contruídas no seu interior como no discurso que se cria para a sua divulgação. Imagens que comprendemos melhor por sabermos os contextos em que são criadas, divulgadas, recebidas.
Em 2 de Maio de 2005 Evgueni Khaldei parte para Berlim com a sua máquina fotográfica, mas também com dois enormes panos vermelhos. Segundo o livro 100 Fotos do Século, o fotógrafo russo queria fazer uma fotografia simbólica da derrocada hitleriana. E tinha um modelo que desejava seguir: a célebre fotografia de Rosenthal, no ilhéu de Iwo Jima. Assim, o fotógrafo russo "pega" em dois soldados que vão hastear a bandeira da foice e martelo no edifício do III Reich. No regresso tem que apagar um dos relógios pois um dos soldados tinha dois relógios, um em cada pulso, fruto de pilhagem. E depois, diz-se, Estaline não teria gostado da identidade desses soldados e teria “fabricado” dois falsos heróis.
Imagens contruídas no seu interior como no discurso que se cria para a sua divulgação. Imagens que comprendemos melhor por sabermos os contextos em que são criadas, divulgadas, recebidas.