<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d4000921\x26blogName\x3dAs+Imagens+e+N%C3%B3s\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dLIGHT\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://asimagensenos.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://asimagensenos.blogspot.com/\x26vt\x3d8145402830606333396', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
quarta-feira, maio 11, 2005
OS DIREITOS ÀS IMAGENS
De um post do Blogue de Esquerda assinado por Margarida Ferra: “ Se em vez de se perder tempo a comparar umas e outras, tratássemos com o mesmo respeito autores de textos e desenhos na actividade bloguística e na vida em geral, todos ganhavam. Fiquei a pensar nisto quando segui daqui para aqui, dei a mão à palmatória por todas as imagens que afixei sem procurar mostrar a assinatura. “
A questão não é so mostrar a assinatura. As imagens têm direitos de autor.

Como aliás diz Rosa Lobato, numa entrevista que deu weblog.com.pt
“Algo que queiras partilhar?
Sim. Gostava de chamar a atenção dos bloggers portugueses para a forma muitas vezes abusiva como se usam imagens nos weblogs. Muitos bloggers que gostam de ilustrar os seus posts com imagens fazem-no sem se lembrarem de que essas imagens têm autores e que esses autores merecem ser creditados pelo seu trabalho. Não estou sequer a falar em direitos de autor, roubo de banda e autorizações para usar as ditas imagens (se bem que considere esses assuntos muito importantes). Muita gente não hesita em dizer quem é o autor de uma música ou de um poema que acabou de citar mas não se lembra que deveria ter exactamente a mesma atitude em relação a uma fotografia ou a uma ilustração. Dizer de onde se tirou a imagem e qual o nome do autor não custa nada e faz toda a diferença.”
Um bom assunto para o II Encontro de weblogs.

PS: Consegui apagar este post nas tentativas de incluir imagens. Republico-o, por iso.
 
José Carlos Abrantes | 2:48 da tarde |


0 Comments: