<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d4000921\x26blogName\x3dAs+Imagens+e+N%C3%B3s\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dLIGHT\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://asimagensenos.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://asimagensenos.blogspot.com/\x26vt\x3d-3264464510937535709', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
quinta-feira, fevereiro 02, 2006
IMAGENS: CINEMA PORTUGUÊS

Coloquei hoje o Jorge Leitão Ramos nas 1001 Razões para Gostar de Portugal com este post.

Cinema Português
Foto de Nuno Fox, Diário de Notícias

O cinema português, como qualquer outro cinema, não são apenas os filmes. São também os estudos sobre cinema, as salas onde os filmes se vêm, as obras de referência que são publicadas, as críticas, os actores, o público que os vê. Claro que o coração de tudo são mesmo os filmes. Mas uma obra como a que o Jorge Leitão Ramos vai apresentar hoje na Cinemateca, às 19h, é um elo importante para o conhecimento e a acção. O Jorge dedicou os últimos dez anos a compilar dados sobre o cinema portugûes. Algumas vezes o tentei para uma ou outra iniciativa que organizei. Quase sempre ele me deu a resposta do dicionário, salvo num debate Falar de Cinema, no Teatro S. Luís, julgo que em 2005.
São raros os casos de pessoas que dedicam anos da vida a obras que, ainda por cima, não trazem as luzes da ribalta de forma constante.

Um dicionário destes é uma obra imprescindível em qualquer cinematografia, em qualquer país do mundo. O cinema português fica melhor, agora.




O DN dá hoje destaque ao lançamento da obra, logo, na Cinemateca, às 19h num texto de Pedro Mexia e foto de Nuno Fox, acima reproduzida.

"Jorge Leitão Ramos, crítico de cinema do Expresso, publicou em 1989 o Dicionário do Cinema Português 1962-1988 (Caminho), ainda hoje um instrumento de consulta indispensável. Quando concluiu esse trabalho, o autor não tencionava continuar o dicionário nem recuar aos anos anteriores a 1962, data que marca o advento do Cinema Novo.

No entanto, o seu editor, Zeferino Coelho, percebeu a novidade e utilidade do Dicionário e desafiou o crítico a prosseguir a empreitada. Leitão Ramos aceitou, e dedicou mais de uma década a reunir materiais diversos . Dessa investigação nasceu o Dicionário do Cinema Português 1989-2003, estando anunciado para daqui a dois ou três anos o Dicionário do Cinema Português 1896-1961. Tudo indica que os três tomos ficarão como a mais importante obra de conjunto sobre a nossa cinematografia."

do texto de hoje de Pedro Mexia

LIVROS PARA FEVEREIRO Dia 2
Dicionário do cinema Português 1989-2003, da autoria de Jorge Leitão Ramos, publicado na Caminho, será lançado hoje, 2 de Fevereiro, às 19h, na Cinemateca, Rua Barata Salgueiro, em Lisboa.
 
José Carlos Abrantes | 4:25 da tarde |


0 Comments: