<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d4000921\x26blogName\x3dAs+Imagens+e+N%C3%B3s\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dLIGHT\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://asimagensenos.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://asimagensenos.blogspot.com/\x26vt\x3d-3264464510937535709', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
quarta-feira, janeiro 14, 2009
IMAGENS EM LIVROS

"Profecias da imagem

Em livro recém-lançado, o filósofo Vilém Flusser discorre sobre impacto das imagens técnicas na sociedade moderna

O Brasil foi o destino escolhido pelo filósofo tcheco Vilém Flusser (1920 - 1991) para passar uma parte significante de sua vida. Judeu, fugiu da ocupação nazista ao lado da esposa. Por aqui, escreveu suas primeiras obras, centradas em questões centrais do seu pensamento: a língua, a dúvida e a própria forma de filosofar.

Na maturidade, Flusser voltou a viver na Europa e, quando morreu, já era um autor conhecido no Velho Continente. Paradoxalmente, foi esquecido no Brasil e viu suas obras rarearem.

Só nos últimos 10, se assistiu à retomada de interesse sobre o pensamento flusseriano. Tal retomada criou quase um mito: a fama do autor como filósofo da comunicação, em contraposição ao ineditismo desta fase de sua produção em língua portuguesa.

“O universo das imagens técnicas” é um dos principais livros deste corpus dedicado à comunicação. O texto - cujo título original virou para o subtítulo na edição brasileira (“Elogio da superficialidade”) - dá seqüência à “Filosofia da caixa preta”. Se naquele livro, Flusser se propunha a pensar a imagem a partir da fotografia, aqui ele abandona este ponto referencial para teorizar acerca da imagem técnica.

Escrito em 1985, “O universo...” trata do fenômeno da imagem fragmentária, digital, que deixa de se reproduzir em uma superfície para se compor de pontos. Fração que o leitor identificará com os pixels das telas dos monitores.

O livro se fragmenta em 16 capítulos, que formam um todo, mas que podem dele se apartar, para recompor novos quadros de pensamento. Flusser se vale da forma ensaística - sua preferida -apara tratar dos impactos desta nova imagem sobre os conceitos de indivíduo e sociedade.

COMUNICAÇÃO
"O universo das imagens técnicas"
Vilém Flusser
R$ 30,00
150 páginas
2008
ANNABLUME

DELLANO RIOS
Repórter"


In Diário do Nordeste, Brasil
 
José Carlos Abrantes | 9:46 da manhã |


0 Comments: