<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d4000921\x26blogName\x3dAs+Imagens+e+N%C3%B3s\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dLIGHT\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://asimagensenos.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://asimagensenos.blogspot.com/\x26vt\x3d8145402830606333396', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
segunda-feira, março 09, 2009
IMAGENS DE ANIMAÇÃO



O livro Desenhos animados: Discursos sobre ser criança, de Ema Sofia Leitão será apresentado hoje, 10 de Março 2009, 3a feira, à 19 horas, na Monstra, Festival de Animação de Lisboa (9 a 15 de Março), no cinema S. Jorge, em Lisboa. A apresentação está a cargo de Cristina Ponte, Professora da Universidade Nova de Lisboa e de Fernando Galrito, organizador do Festival. Cristina Ponte fez o prefácio do livro, prefácio que pode ser lido no meu site.

A Construção do Olhar é o nome de uma nova colecção de livros sobre as imagens, das Edições 70. A colecção procurará dar seguimento à concepção que as imagens se completam com as palavras: para falar de uma imagem são precisas mil palavras, diz-se. Esta é a razão maior para a colecção: publicar palavras sobre as imagens, os olhares, os ecrãs, os modos de as fabricar, de as ler e usar. Palavras que possam ser contributos para construir o olhar, para nos revelar modos de ver. Palavras que se ambiciona nos ajudem a não perecer num tsunami de imagens: as imagens, sem palavras e sem outras formas de apropriação e expressão, podem ter efeitos devastadores.

Começámos com A Fábrica do Olhar, de Monique Sicard (2006). Seguiram-se Indústrias Culturais, de Rogério Santos, Manual para Pais cujos Filhos Vêem Demasiada Televisão, de Serge Tisseron e agora Desenhos Animados : Discursos sobre Ser Criança.
Em Maio será lançado o Terror Espectáculo, de Daniel Dayan que se tornará o quinto livro da colecção.


 
José Carlos Abrantes | 1:02 da tarde |


0 Comments: