quarta-feira, julho 09, 2003
IMAGENS: FOTOGRAFIA
Fui hoje à exposiçao do CCB, integrada no Lisboa Photo, Arquivo e Simulaçao. Facto insolito: fui o unico visitante da exposiçao. E a exposiçao merecia muitos visitantes….
Detive-me com interesse nas instalaçoes video: numa delas, numa sala, um fundo com um mar, visto como se se estivesse na praia. O som das ondas. A interactividade permite que a nossa aproximaçao da imagem, va tornando a sua velocidade mais lenta, até que a imagem para. No movimento inverso, o movimento das ondas do mar acelera até se fixar na visao natural,. Esta instalaçao de Thierry Kuntzel fascina pois da-nos o poder de agir sobre as imagens, neste caso do mar. Um mar que nao podemos controlar, salvo no CCB… Por que espera?
Ja fui tambem à exposiçao sobre Carlos Relvas no museu de Arte Antiga. Interessante. A entrada da exposiçao tem uma soluçao original com uma imagem do fotografo "emoldurada" pelos contornos da porta de entrada.
Sobressairam para mim os retratos (lembrei-me de Nadar…). Ha figuras impressionantes: mendigos, pessoas simples, plenas de dignidade. Uma foto de uma aldeia tem o encanto da pintura, de uma "mise en scene" de um equilibrio majestoso. Muitos auto-retratos, em poses diferentes e em papéis diferentes. E, quanto trabalho, em oposiçao as actuais facilidades das digitais e dos telemovéis que permitem aos narcisos, aos namorados distantes ou aos paparazzi obterem imagens com uma facilidade estonteante. Fiquei com interesse em ir à Golega ver a casa Museu Carlos Relvas. E curioso com o que esta casa museu vai poder fazer pela fotografia, na Golega.
Fui hoje à exposiçao do CCB, integrada no Lisboa Photo, Arquivo e Simulaçao. Facto insolito: fui o unico visitante da exposiçao. E a exposiçao merecia muitos visitantes….
Detive-me com interesse nas instalaçoes video: numa delas, numa sala, um fundo com um mar, visto como se se estivesse na praia. O som das ondas. A interactividade permite que a nossa aproximaçao da imagem, va tornando a sua velocidade mais lenta, até que a imagem para. No movimento inverso, o movimento das ondas do mar acelera até se fixar na visao natural,. Esta instalaçao de Thierry Kuntzel fascina pois da-nos o poder de agir sobre as imagens, neste caso do mar. Um mar que nao podemos controlar, salvo no CCB… Por que espera?
Ja fui tambem à exposiçao sobre Carlos Relvas no museu de Arte Antiga. Interessante. A entrada da exposiçao tem uma soluçao original com uma imagem do fotografo "emoldurada" pelos contornos da porta de entrada.
Sobressairam para mim os retratos (lembrei-me de Nadar…). Ha figuras impressionantes: mendigos, pessoas simples, plenas de dignidade. Uma foto de uma aldeia tem o encanto da pintura, de uma "mise en scene" de um equilibrio majestoso. Muitos auto-retratos, em poses diferentes e em papéis diferentes. E, quanto trabalho, em oposiçao as actuais facilidades das digitais e dos telemovéis que permitem aos narcisos, aos namorados distantes ou aos paparazzi obterem imagens com uma facilidade estonteante. Fiquei com interesse em ir à Golega ver a casa Museu Carlos Relvas. E curioso com o que esta casa museu vai poder fazer pela fotografia, na Golega.