<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d4000921\x26blogName\x3dAs+Imagens+e+N%C3%B3s\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dLIGHT\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://asimagensenos.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://asimagensenos.blogspot.com/\x26vt\x3d-3264464510937535709', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
sábado, novembro 15, 2003
IMAGEM DO BRASIL, IMAGEM DE PORTUGAL

"Praias, natureza, sol, telenovelas e Carnaval são os elementos que ocorrem de imediato aos portugueses quando pensam no Brasil.
….
Penso logo no futebol e nas praias", diz o estudante João Pedro Duarte, 17, sobre a primeira imagem que o Brasil desperta. "E também nas mulheres de fio dental", acrescenta. "Nunca visitei, mas vejo na televisão."

Estas são algumas das conclusões de um estudo sobre a imagem que os brasileiros (melhor, os cariocas) têm de Portugal e a da imagem que os portugueses (melhor os lisboetas) têm do Brasil.

O estudo tem muitas curiosidades como a de 48% dos cariocas entrevistados não terem ideia do nome de nenhum português ou a de Saramago ser conhecido por 30% dos entrevistados.

"Quando questionados especificamente sobre Camões, entretanto, 75% dos brasileiros declararam conhecê-lo. Também tiveram boas médias os escritores Fernando Pessoa (71%) e Eça de Queiroz (56%), além da cantora Amália Rodrigues (52%). Já o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 98, José Saramago, é conhecido por apenas 30% dos brasileiros.

Isso não significa que Saramago não seja um bom vendedor de livros por aqui. Segundo a Companhia das Letras, que editou no país 15 de suas obras, Saramago já vendeu 253.100 exemplares. Para que se tenha uma idéia do que isso representa, os 17 títulos de Rubem Fonseca publicados pela mesma editora alcançaram 365.100 cópias."

Deparamo-nos por vezes com algumas afirmações exageradas, mesmo xenófobas, como a daquele link que faz passar a modernidade de Portugal pela ex-colónia brasileira, colocando no centro desta modernidade o bem sucedido publicitário brasileiro Nelson Athaíde. Acho que, independemente dos grandes méritos do referido publicitário, os brasileiros estão melhor servidos com Saramago.
 
José Carlos Abrantes | 12:53 da tarde |


0 Comments: