segunda-feira, janeiro 10, 2005
PAULA REGO: O SENTIDO DAS IMAGENS
Vi, ontem na 2: parte de um documentário sobre Paula Rego e a exposição que se encontra em Serralves. Quase no fim a pintora fala de uma série de quadros que estão expostos na sala perto da entrada, no Museu. Essas pinturas, explica, baseiam-se em desenhos de Charcot. Esses desenhos, por vezes, revelam uma posição quase religiosa das mulheres retratadas. Charcot foi um estudioso do histerismo nas mulheres.
Paula Rego fala sobre o corpo de mulher em cima de uma cama comprida, mas estreita, e diz que não sabe o que fez, não sabe dizer o que pintou. Sabe que fez umas imagens a seguir às outras mas não sabe o que é. Resta-nos ver as imagens e estabelecer com elas alguma relação, criar o nosso sentido. É quase sempre assim, pois raramente sabemos o sentido que o autor das imagens lhes atribuiu. O que conta é, quase sempre, a nossa relação com as imagens que outros fizeram. Tenham elas ou não um sentido para os criadores, saibam ou não estes o que fizeram e porque fizeram. As imagens e nós....
Vi, ontem na 2: parte de um documentário sobre Paula Rego e a exposição que se encontra em Serralves. Quase no fim a pintora fala de uma série de quadros que estão expostos na sala perto da entrada, no Museu. Essas pinturas, explica, baseiam-se em desenhos de Charcot. Esses desenhos, por vezes, revelam uma posição quase religiosa das mulheres retratadas. Charcot foi um estudioso do histerismo nas mulheres.
Paula Rego fala sobre o corpo de mulher em cima de uma cama comprida, mas estreita, e diz que não sabe o que fez, não sabe dizer o que pintou. Sabe que fez umas imagens a seguir às outras mas não sabe o que é. Resta-nos ver as imagens e estabelecer com elas alguma relação, criar o nosso sentido. É quase sempre assim, pois raramente sabemos o sentido que o autor das imagens lhes atribuiu. O que conta é, quase sempre, a nossa relação com as imagens que outros fizeram. Tenham elas ou não um sentido para os criadores, saibam ou não estes o que fizeram e porque fizeram. As imagens e nós....