<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d4000921\x26blogName\x3dAs+Imagens+e+N%C3%B3s\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dLIGHT\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://asimagensenos.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://asimagensenos.blogspot.com/\x26vt\x3d-3264464510937535709', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
quinta-feira, maio 12, 2005
IMAGENS DO DIA

O dia é fértil em imagens, no Público, de hoje.

Imagens de política
No caderno Local, Lisboa referem-se erros dos cartazes de Manuel Maria Carrilho. Cartazes com os quais os lisboetas estão em relação a todo o momento, pois foram estrategicamente colocados em vários pontos da cidade. Manuel Maria Carrilho anunciou com tempo a sua candidatura. Está agora, com tempo, a mostrar imagens associadas ao seu projecto. O que vai contar mais? Os erros ou o avanço?

Imagens de saúde
As grávidas não devem beber alcoól. Nas escolas, os alunos vão ver imagens de deformações em recém-nascidos. Procura-se, dizem os responsáveis levar “informação realista.” Não só os alunos vão entrar em relação com as imagens como todos estamos envolvidos nas situações que geram essas imagens, pela acção ou omissão.

Imagens científicas
Ainda no Público se refere uma exposição no Museu do Mar em Cascais onde se podem ver ilustrações de polvos e de outros habitantes do mar. Quando vi um polvo inteiro, vivo, pela primeira vez achei que as ilustrações da Banda Desenhada estavam bem feitas. Às vezes, o mundo é parecido com as imagens.

Imagens da história
O rosto de Tutankhamon está a ser reconstruído “a partir de 1700 fotografias de alta resolução conseguidas através da primeira tomografia axial computorizada feita a uma múmia egípcia.” Não é só nos consultórios médicos que estas técnicas se aplicam, como se pode ver pela notícia. Ainda se esclarece que a múmia de Tut foi retirada do sarcófago no vale Luxor e colocada num “sofisticado scanner portátil.” Não só nos relacionamos com as imagens, agora de um faraó, mas também essa relação passa pela tecnologia, pelo transporte de equipamentos e pessoas, pelos jornalistas que nos fazem chegar a informação e a imagem modelizada de Tut.

Há imagens noutros órgãos de informação, também. Por exemplo, no Diário de Notícias.

Imagens de cinema
escritas por João Lopes. João Lopes lembra que os efeitos especiais começaram com Georges Meliès, não são atributo do digital.

Imagens de televisão
E há também as imagens de televisão onde os amores gay invadem os écrãs.
 
José Carlos Abrantes | 8:16 da tarde |


0 Comments: