<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d4000921\x26blogName\x3dAs+Imagens+e+N%C3%B3s\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dLIGHT\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://asimagensenos.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://asimagensenos.blogspot.com/\x26vt\x3d-3264464510937535709', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
quinta-feira, maio 19, 2005
IMAGENS (e palavras) em CATÁLOGO

O Público editou hoje, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, o Catálogo LisboaPhoto 2005. Uma obra bem interessante para quem se interessa pela imagem e pela reflexão sobre a imagem. Já li o texto sobre Benoliel da autoria de Emília Tavares. Uma reflexão que passa para lá das estórias que se contam do fotojornalista e que procura antes situar a obra na reflexão social e de registo que a reportagem fotográfica permitiu. “A foto-reportagem pode ser incluída nos escassos traços de modernidade que atravessam a fotografia portuguesa, durante a primeira metade do século XX”, diz a autora. E situa o trabalho de Benoliel na oposição ao melancolismo de Atget no seu retrato de Paris: Benoliel fotografou revoltas, greves, levantamentos populares numa vertigem do acontecimento, num afã de aproximação em que o texto da notícia recompunha significados e primeiras suposições.”
 
José Carlos Abrantes | 12:24 da tarde |


0 Comments: