<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d4000921\x26blogName\x3dAs+Imagens+e+N%C3%B3s\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dLIGHT\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://asimagensenos.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://asimagensenos.blogspot.com/\x26vt\x3d-3264464510937535709', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
quinta-feira, novembro 17, 2005
A MESMA IMAGEM

e três legendas diferentes. Não é seguramente o melhor exemplo, mas procurei retratar um dos processos clássicos de reduzir a polisssemia da imagem A junção de um texto faz com qu os elementos pertinentes escolhidos para ler a imagem sejam uns ou outros, orientados pelo texto. Assim num caso a atenção sera mais virada para os equipamentos, noutro para a criança e para os contextos morais e sociais que hoje envolvem a relação com estas. Neste último caso, a legenda é de alguma complexidade pois remete para o conhecomento de uma entrevista e do apel que Wolinsky desempenhou no Charly Hebdo, noutras publicações mais recentemente. As imagens também são como as cerejas. A propósito deste post lembrei-me dos Charlie Hebdo que conservo. Espero.
 
José Carlos Abrantes | 1:27 da manhã |


2 Comments:


At 1:09 da tarde, Blogger sabine

Sim, de facto as legendas mudam as imagens. Dã-lhes uma outra significação.

 

At 8:35 da tarde, Anonymous Anónimo

Empenhada em perceber essa estranha parceria de imagens e textos, apliquei-me durante uns anos (para um projecto de doutoramento que acabo de defender) a tentar perceber algumas das interacções possíveis entre as legendas e as imagens. Urgia fazer uma tipologia das legendas para podermos comparar as interacções desencadeadas por diferentes tipos de legendas. A meu ver, e segundo a tipologia que proponho, as suas três legendas pertencem a categorias diferentes, uma é mais microscópica (mostrativa) outra mais telescópica (aditiva), e outra é quase uma legenda de grau zero o que torna difícil a comparação das consequências da sua anexação à mesma imagem. Apesar de transformarem a nossa relação com a imagem e suscitarem topicalizações e categorizações diferentes dos objectos representados provavelmente nehuma delas altera significativamente o que percepcionamos na imagem. O que cada uma delas altera são as construções mentais que fazemos da realidade que a imagem poderia ilustrar. Mas, outras legendas haverá que poderão mesmo alterar a nossa percepção da imagem ou pelo menos o seu processamento cognitivo. Um mundo, a ter em conta, peso e medida, as legendas!