<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://draft.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d4000921\x26blogName\x3dAs+Imagens+e+N%C3%B3s\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dLIGHT\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://asimagensenos.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://asimagensenos.blogspot.com/\x26vt\x3d8145402830606333396', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
quinta-feira, novembro 17, 2005
A MESMA IMAGEM

e três legendas diferentes. Não é seguramente o melhor exemplo, mas procurei retratar um dos processos clássicos de reduzir a polisssemia da imagem A junção de um texto faz com qu os elementos pertinentes escolhidos para ler a imagem sejam uns ou outros, orientados pelo texto. Assim num caso a atenção sera mais virada para os equipamentos, noutro para a criança e para os contextos morais e sociais que hoje envolvem a relação com estas. Neste último caso, a legenda é de alguma complexidade pois remete para o conhecomento de uma entrevista e do apel que Wolinsky desempenhou no Charly Hebdo, noutras publicações mais recentemente. As imagens também são como as cerejas. A propósito deste post lembrei-me dos Charlie Hebdo que conservo. Espero.
 
José Carlos Abrantes | 1:27 da manhã |


3 Comments:


At 7:57 da manhã, Anonymous Anónimo

Blogger Tools from Big in Japan
Alex asked me to reblog his post on PodServer here. So here goes: This afternoon we had a Big in Japan meeting and the guys presented several new features, a couple of which were interesting enough to share.
Find out how to buy and sell anything, like things related to highway construction project on interest free credit and pay back whenever you want! Exchange FREE ads on any topic, like highway construction project!

 

At 1:09 da tarde, Blogger sabine

Sim, de facto as legendas mudam as imagens. Dã-lhes uma outra significação.

 

At 8:35 da tarde, Anonymous Adriana Baptista

Empenhada em perceber essa estranha parceria de imagens e textos, apliquei-me durante uns anos (para um projecto de doutoramento que acabo de defender) a tentar perceber algumas das interacções possíveis entre as legendas e as imagens. Urgia fazer uma tipologia das legendas para podermos comparar as interacções desencadeadas por diferentes tipos de legendas. A meu ver, e segundo a tipologia que proponho, as suas três legendas pertencem a categorias diferentes, uma é mais microscópica (mostrativa) outra mais telescópica (aditiva), e outra é quase uma legenda de grau zero o que torna difícil a comparação das consequências da sua anexação à mesma imagem. Apesar de transformarem a nossa relação com a imagem e suscitarem topicalizações e categorizações diferentes dos objectos representados provavelmente nehuma delas altera significativamente o que percepcionamos na imagem. O que cada uma delas altera são as construções mentais que fazemos da realidade que a imagem poderia ilustrar. Mas, outras legendas haverá que poderão mesmo alterar a nossa percepção da imagem ou pelo menos o seu processamento cognitivo. Um mundo, a ter em conta, peso e medida, as legendas!