<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/4000921?origin\x3dhttp://asimagensenos.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
quarta-feira, março 22, 2006
PALAVRAS SOBRE IMAGENS
As Bodas de Canã

Esta imagem é de Veronese, um pintor do século XVI. A pintura foi executada em 2 anos, 1562 e 1563. Encontra-se actualmente no Louvre, onde fui mais do que uma vez para a ver, pois esteve algum tempo sem poder ser vista. É uma pintura de grandes dimensões: 6,69m por 9,90m. A pintura foi encomendada pelos monges Beneditinos para cobrir completamente a parede de um refeitório.

A pintura foi feita num atelier onde vários outros aprendizes e outros colaboradores ajudaram a pintar a obra. Um dos apspectos mais interessantes da pintura é a respresentação de dois tempos, pois na mesa, no plano inferior está Jesus e a Virgem Maria, bem como os apóstolos. Mas na outra parte da mesa e na maior parte do quadro as figuras representadas são figuras da época, Venezianos. Assim além da cena bíblica temos presente o século XVI em todo o esplendor da vida cortesã da época. Nesta pintura Veronese (era de Verona, por isso o seu nome) introduziu a azáfama dos criados a servirem a refeição, o que não era frequente. Veronese chegou a ter que prestar declarações junto da Inquisição e foi forçado a mudar o título a um outro quadro.

Mais informações em Rose-Marie e Rainer Hagen, Os Segredos da Pintura: Os Grandes mestres em pormenor, Tomo I, Lisboa, Taschen, 1997, pp 55.
Capa, Taschen
 
José Carlos Abrantes | 11:55 da tarde |


0 Comments: