terça-feira, abril 11, 2006
LER IMAGENS
em 20 de Janeiro de 2004 escrevi neste blogue:
"KOULECHOV, efeito
Uma das maneiras clássicas de modificar uma imagem é a que foi consagrada pela montagem cinematográfica: a uma imagem junta-se uma outra que vai agir sobre a imagem anterior. Atribui-se a Lev Koulechov , cineasta russo, uma experiência que teria sido realizada no anos 20. Koulechov foi buscar um plano do actor Mosjoukine, um plano em que este teria uma expressão neutra. Koulechov montou esse rosto com um outro de uma mulher morta. Noutra montagem juntou um prato de sopa e, numa terceira, utilizou uma rapariguinha com o seu boneco de peluche (há variações nos relatos dos planos que foram utilizados em complemento ao rosto). Para as pessoas que viam as montagens o rosto do actor mostrava sofrimento, fome e ternura consoante as imagens que se seguiam. Ainda hoje é este o princípio da montagem em cinema, a técnica narrativa das bandas desenhadas ou de qualquer narrativa que use imagens em sequência (foto-romance, telenovela…)."
Recentemente coloquei aqui esta imagem
Um leitor do blogue, Eduardo Cintra Torres, lembrou-se de bolos, o que não era despropositado. Esta leitura foi muitas vezes vezes invocada em leituras desta imagem.
Passado alguns dias coloquei a mesma imagem e depois uma serpente. A colocação das duas imagens juntas sugere a muitos receptores um significado mais preciso sempre que se faz a sua leitura. Seriam escamas da pele de serpente, as da primeira imagem.
Nota: A imagem das escamas de pele de serpente são de uma iniciativa do CRDP de Bordeaux, o ICAV, depois ICOM (Initiation à la Comunication Audiovisuelle, depois Initiation à la Communication et aux Media).
em 20 de Janeiro de 2004 escrevi neste blogue:
"KOULECHOV, efeito
Uma das maneiras clássicas de modificar uma imagem é a que foi consagrada pela montagem cinematográfica: a uma imagem junta-se uma outra que vai agir sobre a imagem anterior. Atribui-se a Lev Koulechov , cineasta russo, uma experiência que teria sido realizada no anos 20. Koulechov foi buscar um plano do actor Mosjoukine, um plano em que este teria uma expressão neutra. Koulechov montou esse rosto com um outro de uma mulher morta. Noutra montagem juntou um prato de sopa e, numa terceira, utilizou uma rapariguinha com o seu boneco de peluche (há variações nos relatos dos planos que foram utilizados em complemento ao rosto). Para as pessoas que viam as montagens o rosto do actor mostrava sofrimento, fome e ternura consoante as imagens que se seguiam. Ainda hoje é este o princípio da montagem em cinema, a técnica narrativa das bandas desenhadas ou de qualquer narrativa que use imagens em sequência (foto-romance, telenovela…)."
Recentemente coloquei aqui esta imagem
Um leitor do blogue, Eduardo Cintra Torres, lembrou-se de bolos, o que não era despropositado. Esta leitura foi muitas vezes vezes invocada em leituras desta imagem.
Passado alguns dias coloquei a mesma imagem e depois uma serpente. A colocação das duas imagens juntas sugere a muitos receptores um significado mais preciso sempre que se faz a sua leitura. Seriam escamas da pele de serpente, as da primeira imagem.
Nota: A imagem das escamas de pele de serpente são de uma iniciativa do CRDP de Bordeaux, o ICAV, depois ICOM (Initiation à la Comunication Audiovisuelle, depois Initiation à la Communication et aux Media).