<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/4000921?origin\x3dhttp://asimagensenos.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe", messageHandlersFilter: gapi.iframes.CROSS_ORIGIN_IFRAMES_FILTER, messageHandlers: { 'blogger-ping': function() {} } }); } }); </script>
sábado, dezembro 23, 2006
A COR ou a PRETO E BRANCO?
"Life is in color, but black and white is more realistic" Wim Wenders

Dica de Manuel Luís Cochofel

Uma questão interessante é esta: porque será que Wim Wenders acha mais realista o preto e branco, ou seja este mais próximo do mundo real, quando o preto e branco é uma "deturpação" do mundo real, que é a cores? Estaremos perante mais um paradoxo da imagem que, para bem reproduzir, precisa de convenções, logo de se afastar do que existe?
 
José Carlos Abrantes | 7:00 da manhã |


6 Comments:


At 3:39 da tarde, Anonymous Anónimo

gosto de cor,sobretudo azuis, rosa, laranjas, cores q fazem lembrar vida, mto mais q preto e branco,,,essas so em fotos q considero ficarem mto mais bonitas. aproveito para lhe desejar um natal cheio de cor com flashes a preto e branco para eternizar o momento

 

At 5:45 da tarde, Anonymous Anónimo

Pela simples razão de que o preto e branco não são cores, têm a capacidade de abstrair do real, ou seja representar o real através daquilo que mais importa reter. Estou a pensar que sendo a poesia (como diria Leonardo) aquilo que coloca as imagens no campo da arte, então o que talvez possa concluir-se é que se torna mais fácil na fotografia ou no cinema relizar poesia através do preto e branco. Nada impede porém, que isso se faça a cores, do mesmo modo que nada nos garante que baste utilizando o preto e branco.

 

At 5:50 da tarde, Blogger R.O.

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 

At 5:52 da tarde, Blogger R.O.

Por motivos que desconheço o comentário anterior não ficou linkado. Experimento agora de outro modo, através do site.
> Roteia

 

At 8:06 da manhã, Blogger José Carlos Abrantes

Uma questão interessante é esta: porque será que Wim Wenders acha mais realista o preto e branco, ou seja mais próximo do mundo real, quando o preto e branco é uma "deturpação" do mundo real, que é a cores? Estaremos perante mais um paradoxo da imagem que para bem reproduzir, precisa de convenções, logo de se afastar do que é?

 

At 12:24 da tarde, Anonymous Anónimo

Porque para ele o mundo fica mais conforme à sua visão dessa forma.
Um autor deve ter uma visão do mundo que lhe é própria, isso pode passar por alterar esse mesmo mundo de uma forma tão simples como suprimir-lhe as cores.
Por outro lado, não suprimir as cores geralmente introduz toda uma série de problemas que dessa forma são evitados.