Dica de Manuel Luís Cochofel
Uma questão interessante é esta: porque será que Wim Wenders acha mais realista o preto e branco, ou seja este mais próximo do mundo real, quando o preto e branco é uma "deturpação" do mundo real, que é a cores? Estaremos perante mais um paradoxo da imagem que, para bem reproduzir, precisa de convenções, logo de se afastar do que existe?
At 3:39 da tarde,
At 5:45 da tarde,
Pela simples razão de que o preto e branco não são cores, têm a capacidade de abstrair do real, ou seja representar o real através daquilo que mais importa reter. Estou a pensar que sendo a poesia (como diria Leonardo) aquilo que coloca as imagens no campo da arte, então o que talvez possa concluir-se é que se torna mais fácil na fotografia ou no cinema relizar poesia através do preto e branco. Nada impede porém, que isso se faça a cores, do mesmo modo que nada nos garante que baste utilizando o preto e branco.
At 5:52 da tarde, R.O.
At 8:06 da manhã, José Carlos Abrantes
Uma questão interessante é esta: porque será que Wim Wenders acha mais realista o preto e branco, ou seja mais próximo do mundo real, quando o preto e branco é uma "deturpação" do mundo real, que é a cores? Estaremos perante mais um paradoxo da imagem que para bem reproduzir, precisa de convenções, logo de se afastar do que é?
At 12:24 da tarde,
Porque para ele o mundo fica mais conforme à sua visão dessa forma.
Um autor deve ter uma visão do mundo que lhe é própria, isso pode passar por alterar esse mesmo mundo de uma forma tão simples como suprimir-lhe as cores.
Por outro lado, não suprimir as cores geralmente introduz toda uma série de problemas que dessa forma são evitados.
gosto de cor,sobretudo azuis, rosa, laranjas, cores q fazem lembrar vida, mto mais q preto e branco,,,essas so em fotos q considero ficarem mto mais bonitas. aproveito para lhe desejar um natal cheio de cor com flashes a preto e branco para eternizar o momento