<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/4000921?origin\x3dhttp://asimagensenos.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe", messageHandlersFilter: gapi.iframes.CROSS_ORIGIN_IFRAMES_FILTER, messageHandlers: { 'blogger-ping': function() {} } }); } }); </script>
domingo, abril 01, 2007
VELAZQUEZ
















Na colecção de imagens que o DN está a distribuir, cabe hoje a vez a uma imagem de Velazquez, de 1656. A imagem está no Museu do Prado, em Madrid, e tem o título As fiandeiras ou o Mito de Aracne, datando de 1656. No período em que fui professor de Teoria e História da Imagem era uma das imagens estudada na cadeira.

Sempre me surpreendia ver alunos que, em geral, não conheciam as imagens, mas que pelo trabalho de grupo, pela interrogação orientada, pela interacção das exposições e depois, também, pela exposição do professor chegavam a um patamar de conhecimento muito satisfatório e enriquecedor. Este é o ponto de visto de quem ensinava.

Voltar ao Museu do Prado significa ver outra imagem.
 
José Carlos Abrantes | 8:50 da manhã |


0 Comments: