<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d4000921\x26blogName\x3dAs+Imagens+e+N%C3%B3s\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dLIGHT\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://asimagensenos.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://asimagensenos.blogspot.com/\x26vt\x3d8145402830606333396', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
sexta-feira, maio 02, 2003
IMAGENS com história

Passou hoje na Cinemateca um filme que vem relatado em todas as histórias do cinema: The Great Train Robbery, de Edwin S. Potter. Feito em 1903, este filme é considerado um dos que iniciou a construção de uma narratividade específica do cinema. O seu tempo é de cerca de 10 minutos, tempo que na época era usual nos EUA. Duas linhas de tensão são introduzidas no filme (os bandidos e os seus perseguidores) dando uma construção fictícia de tempo e espaços que nunca tinham sido tão bem conseguidas. E ha a utilização de um grande plano em que o cowboy dispara para a plateia, plano que na altura, assustava verdadeiramente os espectadores. Porter trabalha aliás com Griffith que vem a fazer, mais tarde, um filme que é considerado a matriz do cinema, O nascimento de uma Nação (1915). Filme que não esqueço pois assisti na Universidade de Louvain la Neuve a uma aula do professor de cinema que me deixou encantado pela erudição que uma pessoa pode ter sobre uma obra e o seu significado.


Eis o que diz o programa da cinemateca:
The Great Train Robbery
De Edwin S. Potter
Estados Unidos, 1903 - 10 min.
legendado em intertítulos em inglês

Neste primeiro western surgem, desde logo. alguns dos elementos chaves do género: o assalto ao comboio, a perseguição e duelo com os malfeitores e o famoso plano do pistoleiro que dispara "para" o ecrã. Bronco "Billy" Anderson, que faz dois papéis (o passageiro do comboio que é abatido e o dançarino solitário no baile) tornou-se, mais tarde, o primeiro cowboy do cinema.

Ver por exemplo:
Gronemeyer, A. , Film: a concise history, London, Laurence King, 1999
 
José Carlos Abrantes | 10:26 da tarde |


0 Comments: