sexta-feira, maio 02, 2003
IMAGENS com história
Passou hoje na Cinemateca um filme que vem relatado em todas as histórias do cinema: The Great Train Robbery, de Edwin S. Potter. Feito em 1903, este filme é considerado um dos que iniciou a construção de uma narratividade específica do cinema. O seu tempo é de cerca de 10 minutos, tempo que na época era usual nos EUA. Duas linhas de tensão são introduzidas no filme (os bandidos e os seus perseguidores) dando uma construção fictícia de tempo e espaços que nunca tinham sido tão bem conseguidas. E ha a utilização de um grande plano em que o cowboy dispara para a plateia, plano que na altura, assustava verdadeiramente os espectadores. Porter trabalha aliás com Griffith que vem a fazer, mais tarde, um filme que é considerado a matriz do cinema, O nascimento de uma Nação (1915). Filme que não esqueço pois assisti na Universidade de Louvain la Neuve a uma aula do professor de cinema que me deixou encantado pela erudição que uma pessoa pode ter sobre uma obra e o seu significado.
Eis o que diz o programa da cinemateca:
The Great Train Robbery
De Edwin S. Potter
Estados Unidos, 1903 - 10 min.
legendado em intertítulos em inglês
Neste primeiro western surgem, desde logo. alguns dos elementos chaves do género: o assalto ao comboio, a perseguição e duelo com os malfeitores e o famoso plano do pistoleiro que dispara "para" o ecrã. Bronco "Billy" Anderson, que faz dois papéis (o passageiro do comboio que é abatido e o dançarino solitário no baile) tornou-se, mais tarde, o primeiro cowboy do cinema.
Ver por exemplo:
Gronemeyer, A. , Film: a concise history, London, Laurence King, 1999
Passou hoje na Cinemateca um filme que vem relatado em todas as histórias do cinema: The Great Train Robbery, de Edwin S. Potter. Feito em 1903, este filme é considerado um dos que iniciou a construção de uma narratividade específica do cinema. O seu tempo é de cerca de 10 minutos, tempo que na época era usual nos EUA. Duas linhas de tensão são introduzidas no filme (os bandidos e os seus perseguidores) dando uma construção fictícia de tempo e espaços que nunca tinham sido tão bem conseguidas. E ha a utilização de um grande plano em que o cowboy dispara para a plateia, plano que na altura, assustava verdadeiramente os espectadores. Porter trabalha aliás com Griffith que vem a fazer, mais tarde, um filme que é considerado a matriz do cinema, O nascimento de uma Nação (1915). Filme que não esqueço pois assisti na Universidade de Louvain la Neuve a uma aula do professor de cinema que me deixou encantado pela erudição que uma pessoa pode ter sobre uma obra e o seu significado.
Eis o que diz o programa da cinemateca:
The Great Train Robbery
De Edwin S. Potter
Estados Unidos, 1903 - 10 min.
legendado em intertítulos em inglês
Neste primeiro western surgem, desde logo. alguns dos elementos chaves do género: o assalto ao comboio, a perseguição e duelo com os malfeitores e o famoso plano do pistoleiro que dispara "para" o ecrã. Bronco "Billy" Anderson, que faz dois papéis (o passageiro do comboio que é abatido e o dançarino solitário no baile) tornou-se, mais tarde, o primeiro cowboy do cinema.
Ver por exemplo:
Gronemeyer, A. , Film: a concise history, London, Laurence King, 1999