sábado, maio 24, 2003
IMAGENS NA CINEMATECA
Tive que dar uma pequena corrida para chegar às 15h 30 à Cinemateca onde se exibia mais uma vez, The Great Train Robbery, de Porter, datado de 1903. Já tinha visto excertos mas nunca o filme inteiro (cerca de 10 minutos). Foi com alguma emoção que vi as diferentes cenas do assalto ao comboio e perseguição dos bandidos naquele que é considerado um filme com uma narrativa, então inovadora e criadora de um modo de contar estórias que o cinema, nessa altura, ainda não tinha. A estória desenvolve-se em diferentes espaços, diferentes tempos, mas ainda sem montagem paralela. Logo na primeira sequência se vê a habilidade de Porter pois enquanto os assaltantes atacam e manietam o empregado da estação, vê-se, atavés de um grande espaço envidraçado, a chegada do comboio à estação: as janelas vão abrindo vendo-se o aparecimento de 2 ou 3 passageiros do comboio. Ou seja, plano fixo com movimento diante da câmara e percepção de dois espaços)o de dentro e o de fora) pelos espectadores.
Lamentavelmente, o plano final, da pistola que aponta para a plateia e que tanto assustou os espectadores da época, não se viu. Não há mesmo bela sem senão….
Tive que dar uma pequena corrida para chegar às 15h 30 à Cinemateca onde se exibia mais uma vez, The Great Train Robbery, de Porter, datado de 1903. Já tinha visto excertos mas nunca o filme inteiro (cerca de 10 minutos). Foi com alguma emoção que vi as diferentes cenas do assalto ao comboio e perseguição dos bandidos naquele que é considerado um filme com uma narrativa, então inovadora e criadora de um modo de contar estórias que o cinema, nessa altura, ainda não tinha. A estória desenvolve-se em diferentes espaços, diferentes tempos, mas ainda sem montagem paralela. Logo na primeira sequência se vê a habilidade de Porter pois enquanto os assaltantes atacam e manietam o empregado da estação, vê-se, atavés de um grande espaço envidraçado, a chegada do comboio à estação: as janelas vão abrindo vendo-se o aparecimento de 2 ou 3 passageiros do comboio. Ou seja, plano fixo com movimento diante da câmara e percepção de dois espaços)o de dentro e o de fora) pelos espectadores.
Lamentavelmente, o plano final, da pistola que aponta para a plateia e que tanto assustou os espectadores da época, não se viu. Não há mesmo bela sem senão….