<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/4000921?origin\x3dhttp://asimagensenos.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
domingo, junho 22, 2003
IMAGENS EM FÉRIAS

Até 30 de Junho. Até breve.....
 
José Carlos Abrantes | 12:13 da tarde | 0 comments
terça-feira, junho 17, 2003
IMAGENS DE TELEVISÃO

FALAR TELEVISÃO 14

Lídia Jorge, Maria de Sousa e Ana Sousa Dias são as convidadas do próximo Falar Televisão.

Lídia Jorge foi recentemente galardoada com o prémio da Associação Portuguesa de Escritores, coroando assim a sua longa e reconhecida actividade como escritora com um prémio prestigiado.

Maria de Sousa é uma cientista de méritos afirmados, em Portugal como no estrangeiro, também muitas vezes reconhecida e fazendo, de modo continuado, um trabalho de excelência na área científica como na intervenção cultural (basta lembrar a sua participação no júri do Prémio Pessoa).

Ana Sousa Dias faz um programa de televisão, na RTP 2, Por Outro Lado, que tem sido unanimente reconhecido como um momento único na televisão em Portugal. Três portuguesas, mulheres, ano 2003….




Que televisão vêem?
Que televisão gostariam de ver?
Como pensam a televisão, hoje, em Portugal? Que lugar deve ter a informação, a ciência, a cultura, a literatura, o entretenimento, nos écrãs?
Como deve a educação lidar com a televisão? Que alternativas têm os cidadãos para opôr, ou complementar, a televisão que vêem?
Como reagem quando participam em programas de televisão?
Como se faz um programa de televisão com rigor e criatividade (caso de Por Outro Lado)?



FALAR TELEVISÃO 14

Uma iniciativa
do Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ)

Organização de José Carlos Abrantes

3 Mulheres e a Televisão

Lídia Jorge,
Escritora,

Maria de Sousa,
Cientista,

Ana Sousa Dias,
Jornalista.

Dia 30 de Junho, 2ª feira, 18 horas

no Institut Franco-Portugais
Avenida Luís Bívar, 91 em Lisboa (perto do Saldanha)

da Embaixada de França - Instituto Franco-Portugais

 
José Carlos Abrantes | 6:44 da tarde | 0 comments
sábado, junho 14, 2003
IMAGENS NOS MEDIA

O texto de António Granado tem hoje vários links sobre imagem. Mas terá que fazer a consulta no jornal Público, nas últimas páginas, pois hoje não encontro o texto na versão on line.
 
José Carlos Abrantes | 12:15 da tarde | 0 comments
IMAGENS E PROVA

No Público de hoje pode ler-se um texto de Elzabete Vilar sobre a utilização das imagens de televisão para identificar os autores da agressão a Francisco Assis, em Felgueiras. As imagens são cada vez mais um elemento de prova . Quando a imagens editadas e divulgadas, tal como o texto refere, não existe qualquer limite na sua utilização. Basta dizer, que, se houvesse depósito legal, o que defendo, essas imagens estariam a consulta na Biblioteca Nacional, como, por exemplo, acontece em França. Quando será que em Portugal se percebe que a memória do país passa pela televisão e não apenas pelo cinema? E quando se perceberá que o cidadão tem direito a consultar as imagens como a consultar os livros que são editados? E que é por isso que existem as bibliotecas públicas……
 
José Carlos Abrantes | 9:47 da manhã | 0 comments
sexta-feira, junho 13, 2003
IMAGENS

Morreu Gregory Peck
 
José Carlos Abrantes | 11:14 da tarde | 0 comments
quarta-feira, junho 11, 2003
IMAGENS: MADRID

No Público de ontem refere-se a abertura de uma exposição de Ticiano no Museu do Prado, em Madrid. Trata-se de uma exposição que termina em 7 de Setembro. Tenho enorme curiosidade em ir esta exposição pois Ticiano aparece como uma referência de excelência na pintura renascentista e cruza-se em alguns quadros que proponho como reflexão nos cursos de imagem (caso de As fiandeiras de Velasquez, por exemplo ou o Casamento de Canã, de Veronese). Acresce que a exposição esteve anteriormente na National Gallery de Londres e será ainda mais completa do que esta. Segundo Miguel Zugaga, citado pelo Público, "só posso sentir emoção perante o génio, o luxo, a luz e a côr de Ticiano." É por isso…
Também se pode juntar ao Prado, a PhotoMadrid, que começa hoje com 51 exposições (visto no DN, página 42).

O programa completo pode ser consultado através do site www.photoes.com, diz-nos Paula Lobo, a autora da peça.
 
José Carlos Abrantes | 2:34 da tarde | 0 comments
IMAGEM E PROVA em arquelogia

Segundo o Diário de Notícias de ontem, dia 10 de Junho, página 25, uma jovem arqueóloga inglesa, Joann Fletcher, identificou a múmia de Nefertiti, uma das mulheres faraó do Egipto que viveu há cerca de 3500 anos. Ora a arqueóloga desenvolveu o seu trabalho a partir de imagens, pois achou muito parecido busto de Nefertiti que está no Museu de Berlim e fotografias da múmia que foram feitas em…1907. Nessa altura, o arqueólogo, Loret, não terá dado o devido relevo a essa semelhança.
Interessante como o tempo modifica a leitura das imagens: as mesmas imagens vistas por dois arquólogos com quase cem anos de intervalo deram significações diferentes. Quem pode dizer que a significação está só na imagem? Aqui vemos bem a importância do sentido social da visão bem como a importância da imagem como meio ou indício de prova e descoberta da verdade.
 
José Carlos Abrantes | 12:10 da tarde | 0 comments
segunda-feira, junho 09, 2003
IMAGENS DE TELEVISÃO

Vi ontem o último Arrêt sur Images da temporada. Olhares cuzados entre o que disseram as televisões francesas e americanas sobre a imagem dos franceses (e de Chirac) e a imagem dos americanos (e de Bush). Daniel Schneidermann, o autor da emissão, deslocou-se à Louisiana com a maior parte dos seus colaboradores. Até Setembro, Arrêt sur Images. Era preciso um programa de análise da televisão na televisão portuguesa,. E outro... na rádio pública além do que já existe na Renascença com Eduardo Cintra Torres e Miguel Gaspar.
 
José Carlos Abrantes | 12:12 da manhã | 0 comments
sábado, junho 07, 2003
IMAGENS DE CINEMA

No artigo de hoje (DN) João Lopes desdobra a crónica em dois assuntos: um deles intitulado "Sob o signo de Marlene" leva-nos a um filme com Marlene Dietrich e Gary Cooper, de 1930, filme de Josef Von Stenberg, de 1930. Este filme será exibido na 2a feira, na Cinemateca e é, segundo João Lopes uma raridade. A argumentação de JL gira à volta da sexualidade e da sua encenação na televisão e no cinema. Nesse momento histórico, O código Hays determinava de modo muito preciso "o que era "digno" de ser mostrado e o que, pura e simplesmente, deveria ser excluído das imagens." Não resisto a transcrever* a conclusão desta parte da reflexão: " Numa declaração de 1930, lembrava o sempre pedagógico Hays: Se os filmes apresentarem histórias que afectem positivamente as nossas vidas, então podem transformar-se numa força poderosa para melhorar a condição humana." Quando hoje revimos o sublime final de Morocco, com marlene a caminhar na areia em direcção a Gary Cooper, a evidência impõe-se e só nos resta saudar a involuntária justeza das palavras do senador." Dá vontade de ir ver….
O outro? Trata-se de Pinóquio…A história de infância que vive connosco como adultos. Uma versão em DVD do filme de Walt Disney agora no mercado. Diz João Lopes que o filme resistiu a todas as evoluções, temáticas e técnicas. E o filme é uma reflexão para crianças, mas também para nós pois a sua problemática versa sobre " a árdua conquista do destino individual e o acesso à verdade de cada ser. Mesmo, que, uma vez por outra, seja preciso passar pela mentira. Afinal de contas com quem nos identificamos: Pinóquio ou o Grilo Falante?"

Há ainda hoje quem pense que o cinema de animação é só para crianças. Ainda recentemente, com a Viagem de Chiiro, não consegui convencer alguns próximos que a beleza do filme valia o tempo na cadeira de cinema. Ainda bem que o João Lopes nos mostra, neste texto, que o nosso caminho de adultos se enriquece a ver o Pinóquio de Walt Disney. Aliás, estamos muito vezes a falar de mentira e verdade, de consciência, estamos empenhados em conquistar a nossa liberdade de acção…A cada momento. …Podemos assim rever o Pinóquio, eu acho….

* Que aborrecimento os artigos do João Lopes não serem inseridos com prontidão na versão on-line do DN!!!!
 
José Carlos Abrantes | 11:56 da tarde | 0 comments
sexta-feira, junho 06, 2003
IMAGENS DE CINEMA

Para ver como as histórias são narradas vimos hoje no Cursos do Cenjor a parte inicial do filme Corre, Lola, Corre de Tom Tykwer.
O filme tem uma narrativa muito original. Vale a pena ver se o encontrar nas lojas de aluger ou se o quiser comprar em DVD.
Datado de 1998, vi-o a primeira vez, porque uma aluna fez um trabalho sobre ele, quando dava aulas na Universidade de Coimbra. Às vezes, os mais novos abrem horizontes aos mais velhos. O que revitaliza as pessoas e as sociedades.
 
José Carlos Abrantes | 1:14 da manhã | 0 comments
IMAGENS Agenda

Eis alguns acontecimentos da Bienal LisboaPhoto.

fotoagenda sugestões do mês
Durante este mês irá decorrer a Bienal LisboaPhoto, uma oportunidade para ver alguns dos melhores trabalhos em fotografia. >>>

Os Clandestinos - Sob o Vento da Arte Bruta, Mario Delcurto - FNAC Chiado, Lisboa (até 12-junho)
American Prospects e Stranger Passing, Joel Sternfeld - Cordoaria Nacional, Lisboa (até 29-junho)
Victor Burgin - Cordoaria Nacional, Lisboa (até 29-junho)
La jetée e Immemory, Chris Marker - Centro Cultural de Belém, Lisboa (até 17-agosto)
Nós e os outros, Virgílio Ferreira - Cadeia da Relação do Porto (até 29-junho)
A fotografia como transfiguração do real, vários - Fundação Serralves, Porto (até 29-junho)
Surrealist Muse, Lee Miller, Roland Penrose, e Man Ray - Getty Museum, Los Angeles (até 16-junho)
 
José Carlos Abrantes | 1:01 da manhã | 0 comments
quarta-feira, junho 04, 2003
IMAGENS: FOTOGRAFIA

Eis um link Para obter mais informação sobre o LISBOAPHOTO
 
José Carlos Abrantes | 4:46 da tarde | 0 comments
terça-feira, junho 03, 2003
AS IMAGENS E AS CORES

"Um dia, Vergílio Ferreira entrou numa loja do Rio de Janeiro (esta história tem para aí uns 18 anos) e dirigiu-se ao empregado nestes termos: "Queria ver aquela camisola castanha que está na montra." A reacção foi de perplexidade: "Que é que o senhor quer?" O Vergílio repetiu abrindo as vogais, na ilusão de que se tratava de uma questão fonética. Mas nada parecia resultar. O problema, o verdadeiro problema, era de ordem lexical.Tendo optado pelo que os estudiosos da língua chamam uma definição ostensiva (veio até à porta e apontou com o dedo o que queria), Vergílio Ferreira ouviu esta frase. "Ah, o que o senhor quer é o pull-over marron que está na vitrine".

É assim que começa a crónica de hoje de Eduardo Prado Coelho titulada de Brown a Marron . Esta questão das cores lembrou-me que, ainda recentemente, numa troca de correspondência pela net com o Brasil me perguntaram: o que é encarnado?
A crónica recordou-me também um outro livro de Michel Pastoreau
Bleu: Histoire d’une couleur, Paris, Editions du Seuil, 2002
Relembro que ja tinha dado indicação de um outro livro de Pastoreau, aliàs traduzido em português…
PASTOREAU, M., Dicionário das cores do nosso tempo: Simbólica e sociedade, Lisboa, Editorial Estampa, 1993
E fiz um flash back para a aula de ontem no Cenjor, em que Manuel Luis Cochofel fez uma apresentação de uma imagem, uma foto feita por si próprio, e que foi premiada. Professor de musica, Manuel Luis Cochofel é fotógrafo amador e esteve a contar como fabricou a referida foto, Teoria do Caos . A ironia é que MLC faz habitualmente fotografia a preto e branco e foi premiado…numa foto a cores. MLC fez uma intervenção muito interessante sobre o momento da execução da foto, como ela surgiu, como a fabricou. Também interessante foi a intervenção de Maria José sobre a foto de Robert Doisneau, O Beijo. Este um tema a preto e branco…mas colorido por natureza….
 
José Carlos Abrantes | 12:03 da tarde | 0 comments
segunda-feira, junho 02, 2003
IMAGENS DE CIÊNCIA

Na Actual de sábado, do Expresso, assinala-se que dois professores do Instituto Superior Técnico de Lisboa, Pedro Pina e José Saraiva, serão responsáveis pelo estudo das imagens obtidas pela sonda europeia "Mars Express". Fascinante! Pedro Pina explica que haverá imagens que permitirão uma viagem tridimensional e, por outro lado, na reportagem, fala-se desse mapa em relevo de Marte onde se poderá imergir através da realidade virtual. Estamos longe dos canais de Marte, observados no século XIX primeiro por Schiaparelli, depois pelo astrónomo americano Percival Lowel. Este, em 1894, aumenta para duzentos o nº de canais desenhados pelo primeiro, que assinalara, nos seus desenhos de Marte, 79 canali (braços de mar). Na Europa esses canali tinham sido vistos à semelhança das redes de caminhos de ferro, então no seu início de expansão. Lowel vai interpretar os canais como uma rede de irrigação. Agora, em 2003, desapareceram os marcianos mas apareceram os homens e ...as imagens. Estudadas em Portugal...Quem diria, ó Velhos do Restelo!

Ver para esta questão de marte e da sua imagem
SICARD, M., La fabrique du regard, Paris, Odile Jacob, 1998, 249-272

 
José Carlos Abrantes | 1:09 da tarde | 0 comments
domingo, junho 01, 2003
IMAGENS (de cinema) na Abril em Maio


Vou tentar ir a mais um NÃO É CINEMA
SEGUNDA-FEIRA 2 JUNHO 22H
BASIC TRAINING
[ A RECRUTA]
de Frederick Wiseman

1971. 1h 20m
na continuação do ciclo
"Bushelências & Cia"
um documentário
dos tempos da guerra no Vietnam


________________________
Abril em Maio
Regueirão dos Anjos, 68
1150-030 Lisboa
Tel/Fax - 213521685
E- Mail: abrilemmaio@sapo.pt
http://go.to/abrilemmaio
Horário de abertura:
sexta, sábado, domingo, segunda
das 17h às 24h
__________________________

 
José Carlos Abrantes | 11:31 da tarde | 0 comments