<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d4000921\x26blogName\x3dAs+Imagens+e+N%C3%B3s\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dLIGHT\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://asimagensenos.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://asimagensenos.blogspot.com/\x26vt\x3d-3264464510937535709', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
domingo, outubro 12, 2003
TELEVISAO

Acabei de ver o Arrêt sur Images (Cinquième, Domingo, a partir das 11h 38) que foi hoje dedicado ao papel que os media franceses jogaram no affaire Flactif, o caso de uma família desaparecida. A policia investigou durante 5 meses e em Setembro, são presos dois vizinhos da família, o casal Hotyat, suspeito de crime. O casal tinham sido longamente entrevistado como testemunha por um magazine da TF1, Sept sur Huit. A narrativa que for a construída sobre o desaparecido altera-se radicalmente com a descoberta do assassínio. Um perito, psiquiatra, presente no estúdio, declara que por experiência acumulada, parte sempre com uma representação veiculada pelos media que depois não coincide com a que se vai construir no processo jurídico. Os jornalistas foram apontados pelos diferentes intervenientes como narradores parciais, como respigadores de factos e opiniões que colam melhor à narrativa que vão construindo, ignorando os outros factos ou opinões que se oponham ou contradigam. O efeito de espiral do silêncio foi também evocado pois as opiniões não concordantes com a versão dominante, hegemónica nos media, têm tendência a não se exprimir.

Além do tema central foi também interessante ver como David Abiker mostrou como a imagem de Schwarzenegger foi construída de modo bastante empobrecedor na televisão francesa , pondo mais o destaque nos músculos, na cinefilia e no passado de emigrante, do que no programa do candidato, que também falou de desemprego, de redução de impostos e se manifestou a favor do aborto, em certas condições. Assim se constroem as representações televisivas e se sugerem representações (mentais, culturais) nos espectadores que com elas vivem o dia a dia… Para depois aceitarem, recusarem, interagirem com os outros, noutros contextos.
 
José Carlos Abrantes | 2:05 da tarde |


0 Comments: