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terça-feira, junho 15, 2004
AS IMAGENS NA ESCOLA

Num texto que escrevi em 1999 sobre a ecologia da imagem colocava a seguinte questão: “Como deve a escola ocupar-se da imagem (…)?”
E a resposta era: “São múltiplos os pontos de entrada para a ecologia da imagem ter contributos da escola. Limitemo-nos a considerar seis eixos possíveis de orientação.
Primeiro: a melhor compreensão da imagem passa pelo contexto da sua fabricação, pelo entendimento da sua génese, da sua história e das suas estórias.
Segundo: a relação da imagem com quem vê implica uma forte atenção à representação, aos modos de representar a realidade.
Terceiro: são múltiplos os olhares que se forjam na relação de quem vê com o que é visto.
Quarto: A imagem provoca no olhar humano tranformações radicais por causa dos dispositivos técnicos que as fabricam e dos efeitos de transformação crítica que estes têm com os modos de ver.
Quinto: agir sobre as imagens é uma tarefa importante para os tempos de hoje.
Sexto: a cultura visual pode ser um dado positivo que marcou e marcará fortemente o século que estamos a ajudar a chegar a termo.”

Ver ABRANTES, J.C., Breves contributos para uma ecologia da imagem, http://bocc.ubi.pt/, 1999
 
José Carlos Abrantes | 12:41 da tarde |


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