terça-feira, outubro 12, 2004
LENDO IMAGENS
Li mais dois capítulos do livro Lendo Imagens, de Alberto Manguel. Uma das imagens é o retrato de Tonigna, uma rapariga peluda, do século XVI. O capítulo tem como subtítulo a imagem como compreensão. O outro, a imagem como testemunho, refere-se a uma fotografia de Tina Modotti, datada de 1927. Trata-se de uma reflexão sobre a imagem como reflexo da realidade, desde os tempos de Plínio até à fotografia. Fascinante também é a personalidade da fotógrafa, que foi amante de Weston, um fotógrafo marcante e também de Diego Rivera, o muralista mexicano. Na parte final estão algumas reflexões sobre os pés, a sua ligação à terra e aos seus modos de representação em diferentes momentos. Não posso deixar de recordar uma fotografia de Paul Almasy, Desiguladades Sociais na América Latina que usava nas aulas e uso nos cursos de formação. Essa imagem tem também um enquadramento de parte das pernas e pés de dois homens sul americanos, sentados, um calçado outro descalço. Modotti morreu aos 45 anos.
Li mais dois capítulos do livro Lendo Imagens, de Alberto Manguel. Uma das imagens é o retrato de Tonigna, uma rapariga peluda, do século XVI. O capítulo tem como subtítulo a imagem como compreensão. O outro, a imagem como testemunho, refere-se a uma fotografia de Tina Modotti, datada de 1927. Trata-se de uma reflexão sobre a imagem como reflexo da realidade, desde os tempos de Plínio até à fotografia. Fascinante também é a personalidade da fotógrafa, que foi amante de Weston, um fotógrafo marcante e também de Diego Rivera, o muralista mexicano. Na parte final estão algumas reflexões sobre os pés, a sua ligação à terra e aos seus modos de representação em diferentes momentos. Não posso deixar de recordar uma fotografia de Paul Almasy, Desiguladades Sociais na América Latina que usava nas aulas e uso nos cursos de formação. Essa imagem tem também um enquadramento de parte das pernas e pés de dois homens sul americanos, sentados, um calçado outro descalço. Modotti morreu aos 45 anos.