<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d4000921\x26blogName\x3dAs+Imagens+e+N%C3%B3s\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dLIGHT\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://asimagensenos.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://asimagensenos.blogspot.com/\x26vt\x3d-3264464510937535709', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
terça-feira, julho 11, 2006
FALAR DE IMAGENS
Folhetoexterior

é um diálogo com criadores e utilizadores de imagens. Os modos de estas serem fabricadas, os contextos em que nascem e são divulgadas, as utilizações que delas fazemos serão alguns aspectos desta reflexão. A sua leitura será também proposta com exemplo concretos sempre que possível. As imagens estão por todo o lado. A reflexão deve ser sua companheira.

Organização:
José Carlos Abrantes e Livraria Almedina
Local:
Livraria Almedina
Atrium Saldanha, Saldanha, Lisboa
Sempre às 19h


Dia 7 de Setembro, 5a feira
FALAR DE IMAGENS:
Os arquivos de televisão e de cinema

Qual o estado dos arquivos de imagem, sobretudo os de televisão e de cinema? Os cidadãos que querem consultar imagens como podem aceder aos arquivos? Que semelhanças e diferenças existem com os livros e o acesso público nas bibliotecas? Que obstáculos há que ultrapassar para proporcionar maior acessibilidade e uso das imagens?

Ana Machado, jornalista
Estrela Serrano, investigadora e membro da ERC
Fernando Alexandre, director do Arquivo da RTP
Susana Sousa Dias, realizadora

Dia 17 de Outubro, 3a feira, 19h
FALAR DE IMAGENS: Fabricar o Olhar
“Como podemos – ainda – acreditar nas imagens? Como podemos considerá-las testemunhas absolutas se temos por evidente que a imagem não é a coisa, o mapa não é o território?”

Com Monique Sicard que apresentará o livro A Fábrica do Olhar, primeiro livro de uma colecção sobre Imagem, das Edições 70.


Dia 16 de Novembro, 5a feira
FALAR DE IMAGENS: Direito à imagem
O que está consagrado na lei portuguesa sobre as imagens? Teremos direito e possibilidade de nos opormos a que outros nos transformem em imagens? Em que condições temos o direito de registar e difundir as imagens do que ocorre na nossa proximidade?

Adriano Miranda, fotojornalista
Francisco Teixeira da Mota, advogado
Depoimento de Pedro Ornelas, jornalista.

Dia 5 de Dezembro de 2006
FALAR DE IMAGENS: Comprar imagens de televisão
Como se compram, no mercado internacional, as imagens da nossa televisão? A televisão também tem Pai Natal? Compra-se o melhor, o que faz mais audiências ou o que é o mais barato? Que critérios nos fazem ver o que vemos?

Com
José Navarro, director de programas estrangeiros da SIC
Margarida Vitória Pereira, TVI
Teresa Paixão, RTP
Falar de Imagens
 
José Carlos Abrantes | 5:03 da tarde |


0 Comments: