segunda-feira, agosto 20, 2007
IMAGENS EM PALAVRAS
"A imagem consubstancia polémicas sobre questões essenciais que preocupam o homem desde sempre.
O que é verdade? perguntamos frequentemente à imagem. Basta lembrar os programas desportivos de domingo à noite: aí se decide se a bola entrou ou não na baliza, se a falta foi mesmo penalty ou se o jogador agrediu ou não o seu colega de competição. Mas se tomarmos outras imagens, por exemplo de telenovela, a situação é semelhante: interrogamo-nos sobre se o protagonista vai manter o casamento ou se vai optar pelo divórcio, se o desentendimento entre dois rivais vai ter consequências trágicas ou não.
Outros vezes interrogamo-nos sobre o bem. Terá sido eticamente sustentável a perseguição dos "papparazi" a Diana? Será que temos que pactuar, no espaço público, com grandes cartazes publicitários anunciadores de serviços eróticos? Ainda uma terceira questão: o que é belo, perguntamos às imagens. E pensamos que, para vermos imagens belas, mais vale recolhermo-nos no escuro de uma sala de cinema ou no recato de uma exposição. Esquecemos que o cinema foi, no seu início, um espectáculo de feira pois a intelectualidade não lhe reconheceu imediatamente direito de cidadania. Verdade/mentira, bem/mal, beleza/fealdade eis algumas das bipolaridades que a imagem consubtancia."
O que é verdade? perguntamos frequentemente à imagem. Basta lembrar os programas desportivos de domingo à noite: aí se decide se a bola entrou ou não na baliza, se a falta foi mesmo penalty ou se o jogador agrediu ou não o seu colega de competição. Mas se tomarmos outras imagens, por exemplo de telenovela, a situação é semelhante: interrogamo-nos sobre se o protagonista vai manter o casamento ou se vai optar pelo divórcio, se o desentendimento entre dois rivais vai ter consequências trágicas ou não.
Outros vezes interrogamo-nos sobre o bem. Terá sido eticamente sustentável a perseguição dos "papparazi" a Diana? Será que temos que pactuar, no espaço público, com grandes cartazes publicitários anunciadores de serviços eróticos? Ainda uma terceira questão: o que é belo, perguntamos às imagens. E pensamos que, para vermos imagens belas, mais vale recolhermo-nos no escuro de uma sala de cinema ou no recato de uma exposição. Esquecemos que o cinema foi, no seu início, um espectáculo de feira pois a intelectualidade não lhe reconheceu imediatamente direito de cidadania. Verdade/mentira, bem/mal, beleza/fealdade eis algumas das bipolaridades que a imagem consubtancia."