<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/4000921?origin\x3dhttp://asimagensenos.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
domingo, outubro 26, 2008
GOSTO DE...AZUL

foto de Lídia Ramalho, FLICKR
 
José Carlos Abrantes | 6:55 da manhã | 0 comments
O FIM DO DOCLISBOA:até para o ano

"Deus é o único ser que, para reinar, nem precisa existir."
Charles Baudelaire


Com esta citação começa o filme de Kusturica sobre Maradona, filme que encerrou ontem o DocLisboa. o filme retrata a vida de um Deus do futebol, Maradona. Anti-bush, amigo de Fidel, chamando os bois pelos nomes, a visão que passa de Maradona é uma visão simpática. Interessantes são as animações que são inseridas, sobretudo referentes aos políticos ingleses, a Bush e ao próprio jogador, bem como pequenos excertos de "Gato preto, Gato Branco" e de outros filmes de ficção. Um bom exemplo para mostrar que o documentário pode, com benefício, socorrer-se de apontamentos ficcionados. No meu entender, isso não retira ao documentário a carga de real que o espectador lhe confere. Mesmo que os realizadores considerem que fazer ficção ou documentário sejam uma mesma coisa pois é de cinema que se trata. Verdade. Sempre construção, sempre mentira. Mas ainda há diferença entre receber estórias só ficcionadas e estórias sobre personagens de carne e osso. Ainda não é a mesma coisa brincar com um carro de brinquedo e entrar num que corra nas 24 horas de Le Mans. Só, o espectador, ainda sabe distinguir entre o que lhe contam como ficção e o que lhe contam como documento. Apesar das excepções...
 
José Carlos Abrantes | 5:33 da manhã | 0 comments
sábado, outubro 25, 2008
DOCLISBOA a acabar....
SÁBADO 25 OUTUBRO

14.30 CULTURGEST - The Tailor, Óscar Perez | All White in Barking, Marc Isaacs

15.00
LONDRES - Gallivant, Andrew Kötting

16.00
LONDRES - Crime and Punishment, Zhao Liang De

16.15
CULTURGEST - The Last Lumberjacks, Yu Guangyi

16.30
CULTURGEST - Hunger, Steve McQueen

17.30
LONDRES - J’aimerais Partager le Printemps avec Quelqu’un, Joseph Morder

18.15
LONDRES - Sinai Field Mission, Frederick Wiseman

18.15
CULTURGEST - Un Voyage au Portugal, Pierre Primetens | Mémoires d’un Juif Tropical, Joseph Morder

18.30
CULTURGEST - Gravura: Uma Mútua Aprendizagem, Jorge Silva Melo

20.30
LONDRES - A Tale of the Wind, Joris Ivens, Marceline Loridan

21.00
LONDRES - The Way of a Warrior, Andreas Pichler

21.30
SÃO JORGE - Desobediência, Licínio Azevedo

21.30
MUSEU DO ORIENTE - Mama, Zhang Yuan

22.00
SÃO JORGE - Hóspedes da Noite, Licínio de Azevedo

22.30
LONDRES - Jogo de Cena, Eduardo Coutinho

23.00
LONDRES - Aka Ana, Antoine D’Agata

23.30
SÃO JORGE - O Mistério do Samba, Lulla Buarque de Hollanda e Caroline Jabor

24.00
SÃO JORGE - A Televisão nos Bairros, Moira Forjaz, Licínio Azevedo e M. Arraes |
Treatment for Traitors, Ike Bertels
 
José Carlos Abrantes | 1:29 da manhã | 0 comments
segunda-feira, outubro 20, 2008
DOCLISBOA
HOJE, SEGUNDA-FEIRA 20 OUTUBRO

11.00
CULTURGEST - Welfare, Frederick Wiseman


14.15
CULTURGEST - Curtas Metragens de A. Wajda e M. Lozinski

15.00
LONDRES - Tell Me About Love, A. Bonta | The Red Race, C. Gan

16.00
LONDRES - The Square, Zhang Yuan e Dua Jing-Chuan

16.15
CULTURGEST - Red Paradise, Bai Budan | Little Feet, Bai Budan

16.30
CULTURGEST - High School, Frederick Wiseman


17.00
SÃO JORGE - Two Mothers, Rosa von Praunheim

17.30
LONDRES - The Tailor, Óscar Perez | All White in Barking, Marc Isaacs

18.00
LONDRES - U Omãi Qe Dava Pulus, João Pinto Nogueira

18.30
CULTURGEST - Sinai Field Mission, Frederick Wiseman



18.30
CULTURGEST - The way of a warrior, Andreas Pichler

20.30
LONDRES - After School, António Campos


20.45
CULTURGEST - Impermanent, M. Rizzi | To See if I’m Smiling,T. Yaron

21.00
CULTURGEST - Standard Operating Procedure, Errol Morris

21.00
LONDRES - My Enemy’s Enemy, Kevin Macdonald

21.30
MUSEU DO ORIENTE - A Day to Remember, L. Wei | Crazy English, Z. Yuan

21.30
SÃO JORGE - Tosca’s Kiss, Daniel Schmidt

22.00
SÃO JORGE - Snowball, José Sanchez-Montes

22.45
CULTURGEST - Years When I was a Child Outside, John Torres

23.00
CULTURGEST - O Segredo, Edgar Feldman | O Adeus à Brisa, Possidónio Cachapa


23.00
LONDRES - American Swing, Jon Hart e Mathew Kaufman

23.00
LONDRES - Les Ouvrières de la Sogantal, Nadejda Tilhou

23.30
SÃO JORGE - Let’s Get Lost, Bruce Weber

24.00
SÃO JORGE - Old Man Bebo, Carlos Carcas
 
José Carlos Abrantes | 5:49 da manhã | 0 comments
domingo, outubro 19, 2008
IMAGENS COM A ERC 1

Só pude ir uma tarde ao colóquio anual da ERC, na sexta feira. Não poderia ter feito melhor. A comunicação de Cristina Ponte e os comentários ao seu trabalho (Eduardo Sá, Jorge Wemans, Pedro Tadeu, Pedro Camacho) foram muito estimulantes. Se fôr à página da
ERC encontrará as intervenções de Cristina Ponte e alguns comentários e muitos, muitos outros motivos de interesse.

veja também esta notícia do Jornal de Notícias
 
José Carlos Abrantes | 7:50 da manhã | 0 comments
sexta-feira, outubro 10, 2008
IMAGENS DE PAULA REGO
Fui à inauguração da exposição de Algés, na sexta - feira e falei com a pintora. Propus-lhe que falasse em público, numa ocasião a combinar e num projecto que estou a fazer de educação à imagem. Paula Rego recusou o meu pedido com uma argumento compreensível: não gosto de falar da minha obra, detesto mesmo, foram as suas palavras. Preferia outra resposta, mas compreendo o que me foi dito. O autor prefere concentrar-se, a criar, em vez de falar da criação.

Fui ver os quadros de José de Guimarães, de Eduardo Batarda, de outros pintores em exposição. Voltei à carga com Paula Rego. Não para insistir no pedido mas para lhe recordar que já era a sua segunda "recusa". Em tempos, quando era editor da Noesis, ainda quando Manuel Brito estava vivo, dirigi-lhe um convite de entrevista para o À conversa com..., da Noesis. Recebi este postal a explicar-me que já estava em Londres e que não poderia dar-me a entrevista. Interpelei-a dizendo que gostaria da próxima vez não arriscar receber uma "nega", ou seja, propus que me dissesse o que lhe poderia pedir que aceitasse seguramente. Resposta: comer um gelado da Santini, em Cascais. Agora tenho de me organizar para lhe oferecer o gelado e saborear com ela uma das 1001 Razões para gostar de Portugal. E preferia não falhar...
 
José Carlos Abrantes | 7:08 da manhã | 0 comments
sábado, outubro 04, 2008
AS IMAGENS DE PAULA RÊGO

OBRA GRÁFICA DE PAULA REGO NO CPS
Uma admirável selecção de recentes litografias e gravuras
Centro Português de Serigrafia no CCB e Galerias Twin Towers
Até 2 de Novembro de 2008

“Os meus quadros são fábulas com um lado cómico e outro trágico”
Paula Rego

É já a partir do próximo dia 6 de Outubro que estarão patentes no CPS - Centro Português de Serigrafia no CCB e nas Galerias Twin Towers, duas mostras em simultâneo, de gravuras e litografias de Paula Rego. Com a colaboração da Galeria de São Bento, esta é uma oportunidade para coleccionadores ou para quem simplesmente deseje obter um trabalho da artista plástica portuguesa que, a par de Vieira da Silva, é a mais aclamada mundialmente.

Paula Rego, nascida em Portugal em 1935, mas que desde cedo se fixou em Inglaterra, é apontada como uma contadora de histórias. De facto, uma das características mais visíveis do seu trabalho é a utilização de grandes romances literários narrados em séries temáticas. Esta utilização não deixa, contudo, de ser autobiográfica, no sentido de se relacionar de várias formas com a própria vida da artista. Também por isso, estes temas gerais são tratados de uma forma pessoal que transcende a questão técnica do desenho e da pintura – excelente – para se integrar num percurso auto-reflexivo sobre si e sobre o mundo. Assim, características como a ironia, a crítica, a actualidade temática ou a subversão dos próprios temas, são uma presença constante nas suas obras.

Paula Rego tem um extenso trabalho em litografia e gravura, técnicas que utiliza pelas suas especificidades visuais e não apenas pela multiplicidade que permitem.
Em exposição no CPS no CCB, encontra-se o tríptico Shakespeare’s Room (em cima), realizado em 2006, que conta a história de uma rapariga que disparou contra macacos por eles não conseguirem escrever Shakespeare e parte do conjunto agrupado como Jane Eyre, impresso entre o final de 2001 e o início de 2002 no Curwen Studio, em Cambridge. Este conjunto, constituído por 25 litografias, tem como tema central uma interpretação livre do romance Jane Eyre (1847) de Charlotte Brontë, que levanta questões sociais como a emancipação da mulher e que narra a história de uma mulher com um percurso de vida especialmente atormentado mas ao qual se sobrepõe um carácter forte e determinado.

No espaço do CPS nas Galerias Twin Towers encontramos parte da série The Pig King, impressa em 2006 e baseada num conto italiano de Giovanni Francesco Straparola, publicado em The Facetiuos Nights of Straparola, que conta a história de uma rainha e um rei que não conseguiam ter filhos mas que com o auxílio de fadas, viram o sonho realizado, apesar do filho ser um porco; Girl with basin e Girl with Foetus, de 2006, que retomam a questão do aborto já anteriormente tratado pela artista em 1999 e Camouflaged hands, também de 2006.

Em cima: Shakespeare’s Room, tríptico, litografia, 89 x 65 cm (cada), 2006.

Centro Português de Serigrafia
Centro Cultural de Belém, Loja 7
1449-003 Lisboa
T. 213 162 175
E-mail: cpsccb@cps.pt
Horário: todos os dias das 10h00 às 21h00.

Galerias Twin Towers, Loja 1.44
Rua de Campolide, 351C
1070-034 Lisboa
T. 217 220 484
E-mail: cpstwintowers@cps.pt
Horário: todos os dias das 10h00 às 23h00.

Entrada gratuita.


Sede: Rua dos Industriais, 6 1249-023 Lisboa I T. 213 933 260 I contacto@cps.pt I www.cps.pt
CCB: Centro Cultural de Belém, Loja 7, Praça do Império 1449-003 Lisboa I Tel. 213 162 175
Twin Towers: Galerias Twin Towers, Lj 1.44 Rua de Campolide, 351C 1070-034 Lisboa I Tel. 217 220 484
Arrábida Shopping: Rui Alberto - Espaço de Arte, Arrábida Shopping, Piso 1 - Lj 164 I 4400-992 Vila Nova de Gaia I Tel. 223 707 318
Açores: Rua de São João, 15ª/17 9700-812 Angra do Heroísmo, Terceira – Açores I Tel. 295 212 035

recebido do CPS
 
José Carlos Abrantes | 11:58 da manhã | 0 comments
sexta-feira, outubro 03, 2008
IMAGENS EM FESTA
9ª FESTA DO CINEMA FRANCÊS
2 de Outubro 2008 a 2 de Novembro 2008

Temos o prazer de vos informar que CHRISTIAN ROUAUD, realizador do filme “Les Lip, l'imagination au pouvoir” estará presente na sessão de hoje às 19h30 no Cinema São Jorge, para apresentar o seu filme e participar num debate, no final a sessão. Nesse debate participam também os jornalistas NUNO PACHECO(jornal PÚBLICO) e MARIA ANTÓNIA PALLA e nele se falará também da experiência portuguesa.


LES LIP, L’IMAGINATION AU POUVOIR, Christian Rouaud

3 de Outubro (19h30 – Sala 1 – Cinema São Jorge, Lisboa)
12 de Outubro – 17h00 (Almada – Auditório Fernando Lopes Graça

O realizador, Christian Rouaud, apresenta o seu filme, « Les LIP, l’imagination au pouvoir », no dia 3 de Outubro, às 19h30, no Cinema São Jorge (sala1). Posteriormente à projecção haverá um debate. Nele participam, para além do realizador, os jornalistas Nuno Pacheco (Público) e Maria Antónia Palla




Christian Rouaud

Christian Rouaud, nascido em 1948, deu aulas na área de Letras antes de se dedicar à sétima arte. Mais tarde, já com o gosto pelo cinema a falar mais alto, dedicou-se à formação audiovisual. Durante este período realizou alguns filmes ligados ao sistema educativo francês - “Plus poète que moi” ou “Autour de Dom Juan”, entre outros. Participou em diversos projectos sociais e culturais, designadamente num circuito interno de televisão da prisão de Fresnes e na criação da Associação “Audiovisuais para a Educação de Todos” (APTE). Já em 1996, lança a sua primeira obra de ficção, “Le Sujet”, à qual se seguiram trabalhos como “Histoires de paysans” ! e “La Bonne longueur pour les jambes” (2002), ou “L'Homme, la terre, le paysan” (2006). Com uma cinematografia sobretudo documental, Rouaud é também o autor do romance “La saldéprof”, que publicou em 1983.
Christian Rouaud faz parte da geração de 60, que liderou os movimentos estudantis de Maio de 68. As formas de contestação foram inovadoras, com cartazes visualmente apelativos e slogans assertivos, que expressavam as reivindicações da população, na melhor forma de traduzir o ideal de “A Imaginação ao Poder”, também expresso no título do documentário de Rouaud. Com “Les LIP, l'imagination au pouvoir”, o realizador documenta uma das greves mais mediatizadas da história social francesa, recorrendo aos próprios intervenientes. O filme assume o ponto de vista daqueles que contrariaram o plano de despedimentos da fábrica e demonstra como o combate dos operários da LIP permitiu manter a esperança e os sonhos de toda uma geração.


recebido do IFP
 
José Carlos Abrantes | 3:49 da tarde | 1 comments
O DOCUMENTÁRIO E NÓS

O Doclisboa começa já no dia 16 de Outubro. Este ano em quatro espaços : Culturgest, Cinema Londres, Cinema São Jorge e Museu do Oriente.
Mais informações em APORDOC
Lembramos que os bilhetes já estão à venda, nos seguintes locais :

TICKETLINE
Info & Reservas Tel: 707234234 – Www.Ticketline.Pt
Bilheteiras dos Teatros, Fnac, Worten, Bliss, Liv. Bulhosa, Ag.Abreu, Megarede.


CULTURGEST
Horário da bilheteira : Antes do início do Festival: De 2ª a 6ª-feira das 11 às 19h; sábados, domingos e feriados das 14 às 20h; nos dias de espectáculo, até à hora de início dos mesmos.
Durante o Festival: todos os dias das 10h até à hora do início da última sessão, exceptuando os dias 25 e 26 em que abrirá às 13h.

CINEMA LONDRES
Horário da bilheteira: Antes do início do Festival: Todos os dias das 13h às 22h
Durante o Festival: das 13h às 23h00

CINEMA SÃO JORGE
Horário da bilheteira : Antes do início do Festival: Todos os dias das 13h às 19h
Durante o Festival: a partir das 13h e até ao início da última sessão.

MUSEU DO ORIENTE
Horário da bilheteira :Todos os dias das 10h às 18h, encerrando às 3ªs Feiras. De 17 a 26 de Outubro: das 10h até ao início das sessões


O PREÇO DOS BILHETES (para cada sessão) é de 3,5 Euros
Até breve, até dia 16 !

recebido da Apordoc
 
José Carlos Abrantes | 11:47 da manhã | 0 comments
IMAGENS DE PAULA REGO
 
José Carlos Abrantes | 4:41 da manhã | 0 comments
quarta-feira, outubro 01, 2008
IMAGEM A 360 GRAUS
Jogos de Pequim. Esta imagem veio de uma amiga (Maria João, obrigado!)
 
José Carlos Abrantes | 3:51 da tarde | 0 comments