<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d4000921\x26blogName\x3dAs+Imagens+e+N%C3%B3s\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dLIGHT\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://asimagensenos.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://asimagensenos.blogspot.com/\x26vt\x3d-3264464510937535709', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
sexta-feira, outubro 03, 2008
IMAGENS EM FESTA
9ª FESTA DO CINEMA FRANCÊS
2 de Outubro 2008 a 2 de Novembro 2008

Temos o prazer de vos informar que CHRISTIAN ROUAUD, realizador do filme “Les Lip, l'imagination au pouvoir” estará presente na sessão de hoje às 19h30 no Cinema São Jorge, para apresentar o seu filme e participar num debate, no final a sessão. Nesse debate participam também os jornalistas NUNO PACHECO(jornal PÚBLICO) e MARIA ANTÓNIA PALLA e nele se falará também da experiência portuguesa.


LES LIP, L’IMAGINATION AU POUVOIR, Christian Rouaud

3 de Outubro (19h30 – Sala 1 – Cinema São Jorge, Lisboa)
12 de Outubro – 17h00 (Almada – Auditório Fernando Lopes Graça

O realizador, Christian Rouaud, apresenta o seu filme, « Les LIP, l’imagination au pouvoir », no dia 3 de Outubro, às 19h30, no Cinema São Jorge (sala1). Posteriormente à projecção haverá um debate. Nele participam, para além do realizador, os jornalistas Nuno Pacheco (Público) e Maria Antónia Palla




Christian Rouaud

Christian Rouaud, nascido em 1948, deu aulas na área de Letras antes de se dedicar à sétima arte. Mais tarde, já com o gosto pelo cinema a falar mais alto, dedicou-se à formação audiovisual. Durante este período realizou alguns filmes ligados ao sistema educativo francês - “Plus poète que moi” ou “Autour de Dom Juan”, entre outros. Participou em diversos projectos sociais e culturais, designadamente num circuito interno de televisão da prisão de Fresnes e na criação da Associação “Audiovisuais para a Educação de Todos” (APTE). Já em 1996, lança a sua primeira obra de ficção, “Le Sujet”, à qual se seguiram trabalhos como “Histoires de paysans” ! e “La Bonne longueur pour les jambes” (2002), ou “L'Homme, la terre, le paysan” (2006). Com uma cinematografia sobretudo documental, Rouaud é também o autor do romance “La saldéprof”, que publicou em 1983.
Christian Rouaud faz parte da geração de 60, que liderou os movimentos estudantis de Maio de 68. As formas de contestação foram inovadoras, com cartazes visualmente apelativos e slogans assertivos, que expressavam as reivindicações da população, na melhor forma de traduzir o ideal de “A Imaginação ao Poder”, também expresso no título do documentário de Rouaud. Com “Les LIP, l'imagination au pouvoir”, o realizador documenta uma das greves mais mediatizadas da história social francesa, recorrendo aos próprios intervenientes. O filme assume o ponto de vista daqueles que contrariaram o plano de despedimentos da fábrica e demonstra como o combate dos operários da LIP permitiu manter a esperança e os sonhos de toda uma geração.


recebido do IFP
 
José Carlos Abrantes | 3:49 da tarde |


1 Comments:


At 2:45 da tarde, Blogger Unknown

///Obrigada por toda a disponibilidade demonstrada na promoção e divulgação da 9ª Festa do Cinema Francês*
www.festadocinemafrances.com