<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d4000921\x26blogName\x3dAs+Imagens+e+N%C3%B3s\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dLIGHT\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://asimagensenos.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://asimagensenos.blogspot.com/\x26vt\x3d-3264464510937535709', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
quarta-feira, novembro 05, 2008
TIRO O CHAPÉU...
...à Associação Os Filhos de Lumiére, a Rogério Santos,(Indústrias Culturais) e a José Manuel Costa, organizador do DocsKingdom, em Serpa, à Escola de Serpa, etc

"Só agora é que tomei contacto com o blogue os filhos de lumière. Percorri parcela substancial das suas mensagens e fui parar ao trabalho de jovens alunos do 7º ano do secundário de Serpa, "armados" de realizadores de filmes. E gostei muito.

Nasceram em 30 de Janeiro de 2001, certamente um dos mais antigos blogues activos no país. A primeira mensagem, intitulada O Primeiro Olhar - 1 dá conta de "Realização de curtas-metragens individuais e colectivas: participantes entre 9 e 12 anos". Das equipas de formadores retiro os seguintes nomes: Regina Guimarães (Realização e Montagem), Catarina Alves Costa (realização), Manuel Mozos (realização), João Pinto Nogueira (realização), Saguenail (Realização e Montagem), Sandro Aguilar (realização e montagem), Pedro Duarte (montagem), Nina Ramos (montagem), Pedro Marques (montagem)Paulo Américo (Imagem), Olga Ramos (imagem), Alexandra Afonso (imagem), Paulo Ares (imagem), Inês Carvalho (imagem), Rui Coelho (Som), Olivier Blanc (som), Francisco Veloso (som),Luís Botelho (som) e Catarina Graça (Produção). Em mensagens seguintes, surgem outros nomes. Não sei se as equipas se mantêm, mas o trabalho é muito profícuo.

Na mensagem de 1 de Setembro de 2002, anunciam que, "Na sequência do seu primeiro ano e meio de actividade em torno dum projecto de escola do espectador, a Associação Os Filhos de Lumière, ciosa de cumprir com os seus objectivos de alargamento e qualificação de novos públicos para o Cinema, julgou útil criar um eixo de actividade directamente ligado aos estabelecimentos de ensino, procurando interlocutores privilegiados que farão frutificar os esforços e os projectos pedagógicos desenvolvidos por esta estrutura. Assim, Os Filhos de Lumière lançarão, a partir do final do mês de Setembro uma série de workshops intitulados CINEMACÇÃO, destinados a professores de todas as disciplinas do quinto ao décimo segundo ano de escolaridade".

Mais recentemente, em 17 e 18 de Outubro, decorreu na Cinemateca Francesa (Paris), o primeiro encontro, que reuniu cineastas, professores e parceiros culturais que participam em Cinema, cem anos de juventude (Le Cinema, cent ans de jeunesse), marcando assim o início de um programa pedagógico de iniciação ao cinema no meio escolar e que integra 4 países: França, Espanha, Portugal (desde 2006) e Itália (desde 2008). A organização portuguesa (representada no blogue os filhos de lumière) indica que "A equipa portuguesa presente neste encontro inclui os cineastas que orientam este dispositivo, as quatro professoras que com eles colaboram (em Serpa, Lisboa e Moita), e representantes da associação Os Filhos de Lumière e da Cinemateca Portuguesa (parceiros culturais)". A associação fica na Calçada do Duque, 3, 1º andar, aqui em Lisboa.

Do blogue, retiro um vídeo sobre a realização de um pequeno filme realizado pelos alunos da escola de Serpa acima indicada. Vale a pena consultar o blogue e procurar saber mais coisas da associação.

Etiquetas: Cinema

Rogério Santos em 11/04/2008 08:23:00 PM"
 
José Carlos Abrantes | 5:47 da manhã |


0 Comments: