terça-feira, maio 13, 2003
IMAGENS em "curso"
No curso do Cenjor falámos ontem, 2a feira, do finjimento que caracteriza as imagens de ficção. E pudemos começar a perceber a complexidade desta distinção pois quer as imagens ficcionais, quer as imagens de actualidade e as documentais também partilham algo deste "fingimento" pois são também…imagens.
( ver REIS, C., e LOPES, A.C., Dicionário de narratologia, Coimbra, Almedina, 2000, pp 159-163).
Vimos as duas sequências iniciais de A condessa Descalça de Joseph L. Mankiewicz (1954) e também o início de M-matou de Fritz Lang(1931).
No curso do Cenjor falámos ontem, 2a feira, do finjimento que caracteriza as imagens de ficção. E pudemos começar a perceber a complexidade desta distinção pois quer as imagens ficcionais, quer as imagens de actualidade e as documentais também partilham algo deste "fingimento" pois são também…imagens.
( ver REIS, C., e LOPES, A.C., Dicionário de narratologia, Coimbra, Almedina, 2000, pp 159-163).
Vimos as duas sequências iniciais de A condessa Descalça de Joseph L. Mankiewicz (1954) e também o início de M-matou de Fritz Lang(1931).