<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d4000921\x26blogName\x3dAs+Imagens+e+N%C3%B3s\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dLIGHT\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://asimagensenos.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://asimagensenos.blogspot.com/\x26vt\x3d8145402830606333396', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
segunda-feira, fevereiro 09, 2004
DOCUMENTÁRIO Ciclo Nicolas Philibert

A excelência do documentário

Hoje SEGUNDA-FEIRA dia 9 de FEVEREIRO às 21 Horas, no
(Instituto Franco-Português ˆ Av. Luís Bívar, 91, em Lisboa).

O filme a exibir é ANIMAL, ANIMAIS (1994, 59 mn, 35mm, côr)
Prémio do Melhor filme de Investigação, Festival dei Popoli (Florence) 1994
Prémio Okomedia (Frankfurt) 1995

Rodado entre 1991 e 1994 durante a renovação da hoje Galeria da Evolução (antiga Galeria Zoológica do Museu de História Natural de Paris). Animal, Animais põe em evidência um acervo de milhares de animais, embalsamados, que até então se encontravam “esquecidos” num qualquer lugar escondido e sombrio. Sob o olhar exterior, divertido e “bisbilhoteiro” do realizador aqueles animais ganham uma outra vida...
Como nas sessões anteriores haverá convidados. Nesta vamos ter Bernard Chevassus-au-Louis (presidente do Museu Nacional de História Natural de Paris) que falará do Museu, da sua história e dos seus desafios e Galopim de Carvalho que foi Director do Museu Nacional de História Natural, que fará o comentário ao filme.


A Galeria Zoológica do Museu de História Natural de Paris (hoje rebaptizada Galeria da Evolução) encontrava-se fechada ao público há um quarto de século, deixando na penumbra e no esquecimento dezenas de milhares de animais: Mamíferos, peixes, répteis, insectos, batráquios, aves, crustáceos, etc.. Rodado durante o periodo de renovação (de 1991 a 1994) , o filme conta a metamorfose desse lugar e a ressurreição dos seus estranhos habitantes.


Segunda-feira dia 16 de Fevereiro às 21h

"A Cidade Louvre" com Simoneta Luz Afonso (Conservadora do Museu da Assembleia da República e gestora cultural) como convidada.

Todos os filmes são legendados em português.

Organização: Instituto Franco-Português e José Carlos Abrantes


A partir das 19h.30,

a cafetaria do Institut Franco-Portugais propõe-vos jantar antes da projecção a um preço especial de

8,50 euros (prato, sobremesa, vinho, café)

reservas : (Guilherme 21 311 14 00


NA SESSÃO ANTERIOR

O auditório do Instituto Franco-Português voltou a encher dia 2 de Fevereiro, para se assistir à exibição do segundo filme do Ciclo Nicolas Philibert, A Excelência do Documentário, ou seja, "A menor das coisas" que nos levou pela vida no interior da clínica psiquiátrica La Borde durante a preparação e representação de Opereta, uma peça de Witold Gombrovitz. Foram convidados da noite Eurico de Figueiredo (prof. catedrático de Psiquiatria da Univ. Porto) e J.G. Sampaio Faria (psiquiatra e presidente do Ramo Português da Assoc. Mundial de Reabilitação Psicossocial). Depois das boas-vindas a cargo de José Carlos Abrantes, Eurico de Figueiredo, fez uma pequena introdução com uma breve história da psiquiatria até à data em que o filme foi realizado, guardando o restante da sua intervenção para o debate que teve lugar após a projecção com os comentários de Sampaio Faria e Eurico de Figueiredo e a conversa com o público.

 
José Carlos Abrantes | 11:50 da manhã |


0 Comments: