<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/4000921?origin\x3dhttp://asimagensenos.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
quarta-feira, novembro 26, 2008
IMAGEM DO MILLENIUM

Bárbara Guimarães faz publicidade ao Millennium BCP
Ontem

A apresentadora de televisão da SIC Bárbara Guimarães é o novo rosto do Millennium BCP, anunciou esta terça-feira Armando Vara, administrador do maior banco privado português, em conferência de imprensa.


Segundo Armando Vara, Bárbara Guimarães foi convidada para entrar na "família BCP" porque incorpora os valores do banco, entre os quais a "confiança".

"A relação que o Millennium BCP tem com os seus clientes é uma relação de confiança", afirmou Armando Vara, acrescentando que os "portugueses confiam na Bárbara".

Por sua vez, a apresentadora de televisão garantiu que este "casamento" surgiu da longa relação que mantém com o banco.

"Não há nenhuma marca ou empresa, na minha carreira, que não faça parte da minha vida", disse Bárbara Guimarães.

Além de campanhas publicitárias, Bárbara Guimarães vai participar em acções de comunicação instituicional do BCP, a par de eventos de natureza social organizados pela instituição.


Do Jornal de Notícias.

Esta bem entregue a imagem do Millenium. A notícia data de 26 de Novembro. Guardara-a em rascunho.
 
José Carlos Abrantes | 7:48 da manhã | 0 comments
IMAGENS DE TELEMOVEL


O télémovel é um dispositivo de criaçao de imagens. De anotar, que neste video, foram ouvidos cientistas das ciências sociais. Sublinha-se pela raridade. Bravo, António.
 
José Carlos Abrantes | 7:39 da manhã | 0 comments
IMAGENS EM LIBERDADE
"O despacho do tribunal é taxativo: "A descrição relativa a 30 anos de vida de Amália é aquela que os argumentistas lhe deram com base em factos reais, mas que, de acordo com a criação intelectual dos argumentistas e, depois, do realizador do filme, foram 'recriadas' ou 'dramatizadas' de forma livre, sendo que, de tal facto não deriva qualquer comportamento ilícito, dado que, no fundo, na base, os factos relatados são verosímeis com os vividos pela fadista e artista em questão.""

O Expresso on line refere uma decisão a favor da liberdade de criação dos argumentistas e do realizador.
 
José Carlos Abrantes | 7:18 da manhã | 0 comments
terça-feira, novembro 18, 2008
IMAGENS INFELIZES
Pessoas infelizes vêem 30% mais televisão

A televisão é o «ópio e o refúgio» das pessoas infelizes e, além de não trazer nenhum benefício a longo prazo, afasta-as de actividades «mais proveitosas», de acordo com um estudo, publicado pela companhia Springer Science+Business Media.

Intitulada «O que nos faz felizes?», a investigação analisou o nível de felicidade das pessoas em função das suas actividades quotidianas, destacando que ver televisão é um dos factores que provoca infelicidade, ao mesmo tempo que se converte num «vício para as pessoas mais vulneráveis».

A caixa mágica produz «momentos breves de prazer», mas o seu consumo, a longo prazo, pode levar «à tristeza e a lamentos», principalmente em pessoas «com poucas capacidades sociais». O consumo diária de televisão é 30% superior nas pessoas infelizes, em relação a pessoas mais felizes, enquanto nas pessoas com uma felicidade «intermédia» é apenas 10% superior.

O estudo revela ainda que as pessoas que não estão satisfeitas com o seu matrimónio passam mais 10% em frente ao televisor do que as pessoas felizes. Conclusões contrárias às recentes análises da Universidade de Princeton, que consideraram a televisão uma actividade «altamente recomendável, que melhora a qualidade de vida dos utilizadores».


Parece-me que esta notícia (não terá sido escrita de modo algo apressado ou pouco reflectido?) confirma, a contrario, que a televisão causaria felicidade a 70% das pessoas (inquiridas, obviamente). Confirma que os (inquiridos) não satisfeitos com o matrimónio passam mais 10% do seu tempo a ver televisão (não se sabe se, a estes, a televisão provoca mais infelicidade ou, pelo contrário, felicidade.
in Diário Digital de hoje
 
José Carlos Abrantes | 10:10 da manhã | 0 comments
segunda-feira, novembro 17, 2008
NOVOS LIVROS
"Documento do imaginário social

Em Sociologia da Fotografia e da Imagem, José de Souza Martins trata a imparcialidade como mentira

Simonetta Persichetti

No início dos anos 60, um livro escrito pelo sociólogo francês Pierre Bordieu, Un Art Moyen: Essais Sur Les Usages Sociaux de La Photographie (sem tradução, mas seria mais ou menos Os Usos Sociais da Fotografia), trazia à tona a questão da fotografia como um meio de integração social e uma forma de nos ajudar a compreender papéis dentro de uma sociedade. Ou seja, a maneira como uma sociedade cria por meio de imagens uma imagem de si própria. A idéia da representação de um cotidiano, mas também de ritos sociais.

Nessa linha, a discussão do imaginário da e na fotografia é o que o sociólogo José de Souza Martins trabalha. E não é de hoje. Seu mais recente livro, Sociologia da Fotografia e da Imagem (reunião de textos já apresentados em congressos ou publicados parcialmente em outras obras, resultado também das reflexões debatidas em seu curso de Sociologia Visual, ministrado na USP, de 2000 a 2002), trata e discute justamente esta questão - a falácia da credibilidade ou imparcialidade fotográfica. (...)

Sociologia da Fotografia, e da Imagem, José de Souza Martins, Contexto, 208 págs., R$ 37"


Estado de S. Paulo
 
José Carlos Abrantes | 7:26 da manhã | 0 comments
domingo, novembro 16, 2008
IMAGENS (QUASE) A PRETO E BRANCO








Antuérpia, 30 de Setembro 2008
 
José Carlos Abrantes | 3:56 da manhã | 0 comments
quarta-feira, novembro 12, 2008
IMAGENS DE SONHO
Outro sonho recorrente: sonho que a casa de Aristides sousa Mendes, em Cabanas de Viriato, tem um tecto novo e estaria a ser recomposta na estrutura. Ops, Manuel Alegre!
 
José Carlos Abrantes | 7:40 da manhã | 0 comments
IMAGENS DE SONHO
Entre as imagens que produzimos salientam-se as imagens oníricas. Neste momento crio mais imagens de sonho do que habitualmente. Consultei o médico, preocupado. Pensei que sonhar em excesso faria mal. Diz-me que não, não há problema.

Ontem sonhei com a Adriana Calcanhoto: sonhei que estive com ela, na Casa Fernando Pessoa. E lá estava a directora, Inês Pedrosa, um pouco constipada. Esfrego os olhos, belisco-me: será que estou acordado, que não é sonho? Parece que não. Ela fala em brasileiro. Sorri. Mas não toca violão. É mesmo sonho: como poderia ser a Calcanhoto sem tocar violão.

Também esteve o Ministro da Cultura, José Pinto Ribeiro. Na assistência, não posso acreditar, vi António Pinto Ribeiro. Estranha fala a dele (de José): fala da narrativa como forma de construção da identidade, da nossa identidade, da identidade da Adriana, que esteve doente e escreveu um livro. O sonho acabou, repentinamente, como os sonhos acabam. Tive um sonho na Casa do Pessoa, na Rua Coelho da Rocha. Que bom sonhar...
 
José Carlos Abrantes | 3:46 da manhã | 0 comments
terça-feira, novembro 11, 2008
IMAGENS DA NATUREZA

"Fantásticos icebergs estriados

Os Icebergs da Antártida por vezes apresentam estrias, faixas formadas por camadas de gelo que reagem a diferentes condições. As faixas azuis são criadas quando uma falha na folha de gelo é preenchida com água derretida que congela tão rapidamente que nem chega a formar bolhas. Quando o iceberg cai no mar, a água salgada pode congelar na parcela inferior. Esta água, rica em algas, pode formar uma faixa esverdeada. As faixas castanhas, pretas e amareladas, podem ser causadas por sedimentos, colectados enquanto o pedaço de gelo desliza na direcção do mar."

Recebi de Arisosto com a pergunta Ariosto "Será geologia ou photoshop?" A pergunta vale tanto como a imagem.
 
José Carlos Abrantes | 7:59 da manhã | 0 comments
segunda-feira, novembro 10, 2008
JORNALISMO com imagens, hoje, 18h 30m, FNAC CHIADO

Dois livros sobre jornalismo, das Edições 70, fora de colecção, serão hoje apresentados na FNAC Chiado. O autor de um deles é Daniel Okrent, primeiro provedor do NYT e terá o título "O Provedor: Selecção de crónicas, textos e até algumas retractações do provedor dos leitores do The New York Times" . O outro é de minha autoria e chama-se "Nós, os Leitores: A Crítica Pública do Jornalismo" e é uma selecção das crónicas publicadas no DN entre Maio de 2004 e Junho de 2007.

Os livros irão ser apresentados simultaneamente na FNAC Chiado, às 18h 30m, hoje, dia 10 de Novembro de 2008, 2a feira. Os apresentadores serão Mário Bettencourt Resendes, provedor dos leitores do Diário de Notícias que apsentará o livro do public editor americano e Francisco Teixeira da Mota, advogado e colunista do Público, que apresentará o livro de José Carlos Abrantes.

No dia 12, quarta-feira, às 18H30, Daniel Okrent, primeiro provedor do The New York Times, proferirá no auditório da Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento www.flad.pt uma palestra sobre as eleições americanas, realizadas no dia 4 de Novembro. Esta sessão intitulada “O olhar de um observador dos media sobre as eleições americanas” é aberta ao público.

D. Okrent estará ainda em Coimbra para apresentação dos livros das Edições 70. Como em Lisboa, o livro será apresentado em simultâneo com o de José Carlos Abrantes.

Haverá ainda uma apresentação em Cabanas de Viriato, no sábado, dia 28 de Novembro. Este lançamento será a segunda iniciativa à volta de Aristides Sousa Mendes e do seu legado lançada por José Carlos Abrantes e um grupo de cidadãos. Um programa detalhado será disponibilizado no dia 14 de Novembro de 2008.
 
José Carlos Abrantes | 4:43 da tarde | 0 comments
sábado, novembro 08, 2008
TIRO O CHAPÉU

...
À Inventário - arte, acção e pensamento
Associação Cultural
Rua dos Lagares, 74, 2º, 1100-298 Lisboa

A criatividade proposta tem de se exercer, obrigatoriamente, em tempo tão curto. Em tempos, acompanhei um amigo, vindo de França, que fazia filmes sobre as cidades que visitava. Se bem recordo o critério era misto: um minuto de filme (16 milímetros) e um local escolhido.Julgo que o plano era fixo, que era um plano sequência. A ideia fica.
 
José Carlos Abrantes | 7:59 da manhã | 0 comments
quarta-feira, novembro 05, 2008
TIRO O CHAPÉU...
...à Associação Os Filhos de Lumiére, a Rogério Santos,(Indústrias Culturais) e a José Manuel Costa, organizador do DocsKingdom, em Serpa, à Escola de Serpa, etc

"Só agora é que tomei contacto com o blogue os filhos de lumière. Percorri parcela substancial das suas mensagens e fui parar ao trabalho de jovens alunos do 7º ano do secundário de Serpa, "armados" de realizadores de filmes. E gostei muito.

Nasceram em 30 de Janeiro de 2001, certamente um dos mais antigos blogues activos no país. A primeira mensagem, intitulada O Primeiro Olhar - 1 dá conta de "Realização de curtas-metragens individuais e colectivas: participantes entre 9 e 12 anos". Das equipas de formadores retiro os seguintes nomes: Regina Guimarães (Realização e Montagem), Catarina Alves Costa (realização), Manuel Mozos (realização), João Pinto Nogueira (realização), Saguenail (Realização e Montagem), Sandro Aguilar (realização e montagem), Pedro Duarte (montagem), Nina Ramos (montagem), Pedro Marques (montagem)Paulo Américo (Imagem), Olga Ramos (imagem), Alexandra Afonso (imagem), Paulo Ares (imagem), Inês Carvalho (imagem), Rui Coelho (Som), Olivier Blanc (som), Francisco Veloso (som),Luís Botelho (som) e Catarina Graça (Produção). Em mensagens seguintes, surgem outros nomes. Não sei se as equipas se mantêm, mas o trabalho é muito profícuo.

Na mensagem de 1 de Setembro de 2002, anunciam que, "Na sequência do seu primeiro ano e meio de actividade em torno dum projecto de escola do espectador, a Associação Os Filhos de Lumière, ciosa de cumprir com os seus objectivos de alargamento e qualificação de novos públicos para o Cinema, julgou útil criar um eixo de actividade directamente ligado aos estabelecimentos de ensino, procurando interlocutores privilegiados que farão frutificar os esforços e os projectos pedagógicos desenvolvidos por esta estrutura. Assim, Os Filhos de Lumière lançarão, a partir do final do mês de Setembro uma série de workshops intitulados CINEMACÇÃO, destinados a professores de todas as disciplinas do quinto ao décimo segundo ano de escolaridade".

Mais recentemente, em 17 e 18 de Outubro, decorreu na Cinemateca Francesa (Paris), o primeiro encontro, que reuniu cineastas, professores e parceiros culturais que participam em Cinema, cem anos de juventude (Le Cinema, cent ans de jeunesse), marcando assim o início de um programa pedagógico de iniciação ao cinema no meio escolar e que integra 4 países: França, Espanha, Portugal (desde 2006) e Itália (desde 2008). A organização portuguesa (representada no blogue os filhos de lumière) indica que "A equipa portuguesa presente neste encontro inclui os cineastas que orientam este dispositivo, as quatro professoras que com eles colaboram (em Serpa, Lisboa e Moita), e representantes da associação Os Filhos de Lumière e da Cinemateca Portuguesa (parceiros culturais)". A associação fica na Calçada do Duque, 3, 1º andar, aqui em Lisboa.

Do blogue, retiro um vídeo sobre a realização de um pequeno filme realizado pelos alunos da escola de Serpa acima indicada. Vale a pena consultar o blogue e procurar saber mais coisas da associação.

Etiquetas: Cinema

Rogério Santos em 11/04/2008 08:23:00 PM"
 
José Carlos Abrantes | 5:47 da manhã | 0 comments
terça-feira, novembro 04, 2008
CENTRO DE ARTES VISUAIS, Coimbra

Calor, de Mónica Amaral


A part of My Life, de Marianne Muller

A exposição Calor, de Mónica Amaral e A part of My Life, de Marianne Muller esperam a sua visita. Sobretudo se estiver em Coimbra não hesite: vem aí o calor, parte importante nas nossas vidas. (o inverno é moderado, a primavera doce e Junho é daqui a um instante...)
 
José Carlos Abrantes | 1:35 da manhã | 0 comments