segunda-feira, janeiro 24, 2005
IMAGENS DE TELEVISÃO
Se pudesse mudar uma coisa para melhorar Portugal o que faria? A uma pergunta deste tipo, Norman Mailer, respondeu em relação aos EUA que suprimiria a publicidade televisiva para permitir às crianças e aos jovens maior concentração e capacidade de leitura. Esta notícia pode ser lida no Le Monde. Não deixa de ser curioso este isolar da publicidade no interior dos géneros televisivos. Será que o tempo a ver publicidade tem assim um efeito tão diferente de outro tempo que se passa a ver televisão no tal amolecer do espírito que o escritor refere? E depois nunca consigo perceber como há espíritos muito lúcidos, pouco moles e “ginasticados” que convivem bem com a televisão.
Mas, obviamente, estou de acordo que, todas as estratégias deveriam coincidir em reduzir o numero de horas que as crianças passam frente ao écrã, mesmo os adultos, criando a possibilidade de todos terem actividades alternativas. E isso consegue-se pela educação (na escola e na família) e pelas facilidades de equipamentos que permitam ir ao jardim, praticar desporto, ser fácil ler um jornal, ou fazer um vídeo num equipamento cultural ou um ler simplesmente o tal livro que estará nas estantes. Mas tem que haver estantes...
Se pudesse mudar uma coisa para melhorar Portugal o que faria? A uma pergunta deste tipo, Norman Mailer, respondeu em relação aos EUA que suprimiria a publicidade televisiva para permitir às crianças e aos jovens maior concentração e capacidade de leitura. Esta notícia pode ser lida no Le Monde. Não deixa de ser curioso este isolar da publicidade no interior dos géneros televisivos. Será que o tempo a ver publicidade tem assim um efeito tão diferente de outro tempo que se passa a ver televisão no tal amolecer do espírito que o escritor refere? E depois nunca consigo perceber como há espíritos muito lúcidos, pouco moles e “ginasticados” que convivem bem com a televisão.
Mas, obviamente, estou de acordo que, todas as estratégias deveriam coincidir em reduzir o numero de horas que as crianças passam frente ao écrã, mesmo os adultos, criando a possibilidade de todos terem actividades alternativas. E isso consegue-se pela educação (na escola e na família) e pelas facilidades de equipamentos que permitam ir ao jardim, praticar desporto, ser fácil ler um jornal, ou fazer um vídeo num equipamento cultural ou um ler simplesmente o tal livro que estará nas estantes. Mas tem que haver estantes...