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sexta-feira, janeiro 21, 2005
IMAGENS MISTERIOSAS
As imagens enviadas de Titã dão origem a diferentes interpretações.
“Bienvenue sur Titan ! Sa lumière orangée, ses lacs, ses rivages… Ou plutôt, ses brumes de méthane, ses glaces, ses hydrocarbures… Les commentaires entourant la divulgation des premières images du satellite de Saturne, dans les heures qui ont suivi l'atterrissage de la sonde européenne Huygens (Le Monde daté 16-17 janvier), l'ont dépeint sous des aspects pour le moins contrastés.”
Ha mesmo quem tenha isto canais embora as temperaturas frias não deixem duvidas sobre que a água, a existir, só pode ser gelo. Vale a pena voltar ao livro de Monique Sicard, La Fabrication du Regard, cuja tradução propus à Fundação Calouste Gulbenkian. Nas paginas 249 e seguintes, num capítulo sobre a mundialização do olhar, a autora lembra que um reputado astrónomo italiano, em 1877, Schiaparelli, tenta fazer uma cartografia de Marte, num momento em que a qualidade dos instrumentos ópticos permite fazer observações rigorosas. O astrónomo desenha mares e terras. lagos e canali (braços de mar) que os franceses vão traduzir por canaux. Os canais desenhado tornam-se rapidamente canais de Marte, dando “realidade” às imagens desenhadas, sendo mesmo cheios de água. Marte passou a ter canais. Daí se inferiu que Marte seria habitado, que haveria formas de inteligência, os marcianos que ainda hoje habitam, só, o nosso imaginário. Schiaparelli anuncia mesmo que o traçado é duplo, que há quarto a cinco mil quiolómetros de canais. Um astrónomo americano vai dizer quer todos esses canais (de 79 ele passa-os a 200..) são canais de irrigação. Uma delícia para mostrar como, mesmo a ciência, se engana. E também para confirmar o estatuto, por vezes misterioso, das imagens. Que afinal dependem de nós para serem isto ou aquilo…


IMAGENS DO JET SET RUSSO
É um dos portfolios do Le Monde que pode ver. Jet sets de todo o mundo, uni-vos…

IMAGENS DO SOFRIMENTO SOB O NAZISMO
E vale a pena também ver L'œil de la caméra face à la réalité concentrationnaire

Saliento três aspectos, desta leitura

1 Nem sempre se filma no momento certo.
“En septembre 1933, un projet de film "antihitlérien", annoncé à Hollywood, devait avoir pour thème "les persécutions subies par les juifs depuis l'arrivée d'Hitler au pouvoir". Il ne fut guère encouragé par le responsable de l'application du code de contrôle des films, Will Hays, et resta sans suite.”

2 Quem primeiro filmou os campos de concentração na libertação foram os operadores do exército vermelho. Os americanos, viram tais imagens, com cepticismo.

3 Logo que venceram este preconceito os americanos fizeram as suas imagens. “Dès le 1er mai, un montage court d'images tournées dans les camps libérés entre le 5 et le 12 avril 1945 - Ohrdruf, Nordhausen, Buchen-wald et Hadamar (un "asile" où, entre autres, furent tués plus de 10 000 Allemands considérés comme malades mentaux) - fut inséré dans les journaux filmés des Fox Movietone News et des Universal News. “ A Fox fez preceder a passagem dessas imagens, nos cinemas, de um aviso sobre a sua extrema crueza. O director da maior sala de cinema, Radio City Hall, tirou o documentário de exibição, pois considerou que havia o risco de chocar e tornar doentes as pessoas impressionáveis.
As imagens e nós. Cinquenta anos depois, passam, sem aviso prévio, nas nossas casas.

 
José Carlos Abrantes | 11:42 da manhã |


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