<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d4000921\x26blogName\x3dAs+Imagens+e+N%C3%B3s\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dLIGHT\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://asimagensenos.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://asimagensenos.blogspot.com/\x26vt\x3d-3264464510937535709', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
quinta-feira, janeiro 04, 2007
IMAGENS EM EXPOSIÇÃO
imagem de Françoise Schein

"DUAS EXPOSIÇÕES DE FRANÇOISE SCHEIN
O CAMINHO DOS DIREITOS
De 11 de JANEIRO a 28 de FEVEREIRO 2007
INSTITUTO FRANCO-PORTUGUÊS

MOVIMENTOS DE VIDA
De 12 de JANEIRO a 18 DE FEVEREIRO
GALERIA RATTON

Inaugurações a 11 de Janeiro às 19h00 no IFP e às 22h na Galeria Ratton

O Instituto Franco-Português (IFP) tem o prazer de apresentar duas exposições, uma documental e uma fotográfica, da artista francesa Françoise Schein.
As exposições estarão patentes ao público de 11 de Janeiro a 28 de Fevereiro de 2007 no IFP e de 12 Janeiro a 18 de Fevereiro na Galeria Ratton.
Ambas serão inauguradas dia 11 de Janeiro – às 19h00 no IFP e às 22h00 na Galeria Ratton.

« O Caminho dos Direitos”
Os azulejos como material de difusão dos direitos humanos

Realização : Françoise Schein - Association Inscrire – Azulejaria

Conhecida pelo seu trabalho de arte urbana em cerâmica sobre os direitos do homem nos metropolitanos das cidades do mundo (Estação Parque em Lisboa em 1994, “Concorde” em Paris em 1989, Bruxelas em 1992, Haïfa em 1994, Estocolmo em 1998, Berlim em 2000 ). Utilizando como suporte o azulejo, Françoise Schein realiza desde 1999 no Rio de Janeiro um conjunto de obras de arte urbana com a população desfavorecida das favelas da cidade.

Desde 2003 este trabalho foi retomado por mulheres das comunidades criando a Azulejaria com a qual elas desenvolvem as suas próprias obras, de forma independente.
A Associação Inscrire foi criada formalmente em 1997 por Françoise Schein. Nela estão reunidos artistas, arquitectos, filósofos e voluntários para desenvolver estas obras transversais sobre os direitos humanos.

Parceiros : Association Inscrire – Azulejaria - Enda Brasil - Estruturar

Financiamentos : a cidade do Rio de Janeiro, o Consulado de França, Culturesfrance, a Fondation Carrefour, a cidade de Paris, a Perfeitura da Região Ile-de-France, a Fondation de France, a Comunidade Europeia, a Cfdt, Augros, a Fondation la Ferthé, a Fondation “Un monde par tous”, as cerâmicas Eliane.


« Inscrever a Europa nas paredes das cidades »

Desde 2003, a Associação Inscrire e o CIEJD-Centro de Informação Europeia Jacques Delors de Lisboa desenvolvem com outros parceiros europeus, um projecto artístico urbano em azulejos, sobre a cidadania europeia. Utilizando estéticas mistas estas obras de arte pública realizadas com a participação dos jovens das escolas, colégios e liceus, são imaginadas a partir dos 50 artigos da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia.
No final de Janeiro de 2007, 19 monumentos urbanos terão sido realizados nas cidades de Portugal, de Espanha e da França : Serpa, Felgueiras, Tondela, Vila Franca, Tomar, Guimaraãs, Trancoso, Alcabideche, Lisboa (Belém), Lisboa (CCB), Porto, Tavira, Reguengos de Monsaraz, Clichy-la-Garenne, Paris-Belleville, Saint-Denis, Torrebaro, Hospitalete, e Barcelona.

Parceiros : Association Inscrire - CIEJD - Animar - Quartiers du Monde – Incita

Financiamentos : Projecto co-financiado pela Comunidade Europeia, a Fondation de France, a cidade de Paris, Label Paris-Europe, a Fondation La Ferthé, a Fondation dos 50 anos da Declaração dos Direitos do Homem em Portugal, “Vidéographe” e todas as escolas e municípios participantes."

recebido do IFP
 
José Carlos Abrantes | 1:21 da tarde |


0 Comments: