<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d4000921\x26blogName\x3dAs+Imagens+e+N%C3%B3s\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dLIGHT\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://asimagensenos.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://asimagensenos.blogspot.com/\x26vt\x3d-3264464510937535709', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
sexta-feira, agosto 15, 2003
IMAGENS E SUA CIRCULAÇÃO

Num texto do Público de ontem, Pedro Ribeiro, fala do lançamento em Nova York de uma cópia nova do filme Casablanca . Diz Pedro Ribeiro: "Na sessão desta semana em Nova Iorque foi exibida uma versão restaurada a partir do original; o novo DVD promete quatro horas de material inédito, incluindo cenas que ficaram na mesa de montagem.
O pretexto para a comemoração era o 60º aniversário do filme. Aqui é que entra a tal dúvida da data. "Casablanca" foi rodado em 1942, numa altura em que as forças nazis controlavam o Norte de África. A data prevista da estreia era o início de 1943; no entanto, em Novembro de 1942, os Aliados invadiram o Magrebe, a primeira investida militar bem sucedida contra Hitler na frente ocidental. Os produtores acharam que esta era uma oportunidade ideal para estrear o seu filme sobre um americano dono de um bar em Casablanca e uma mulher em fuga dos nazis. Por isso houve uma sessão especial em Nova Iorque ainda em 1942. A estreia de facto foi só alguns meses depois, já em 1943, o mesmo ano em que o filme conquistou vários Óscares, incluindo o de Melhor Filme."

A peça tem ainda muitos depoimentos de familiares de Bogart e de Bergman sobre a "quimica" entre os dois actores que, afinal, parece não ter existido. Mas assim se fazem circular as imagens….Como Galileu fez circular as suas descobertas trazendo ao terraço da sua casa os nobres e poderosos do seu tempo. Mostrando que os projectos profissionais precisam hoje, como ontem, de ser divulgados, de ser conhecidos dos outros, de serem partilhados socialmente.
E ainda bem que estas imagens vão circular no planeta pois são um imenso prazer incluindo o (des)encontro final na partida de Casablanca para Lisboa, então local de refúgio.
 
José Carlos Abrantes | 4:29 da tarde |


0 Comments: