<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/4000921?origin\x3dhttp://asimagensenos.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
sexta-feira, dezembro 05, 2003
CINEMA

O cinema surge no final do século XIX. Em 1893 Edison, nos EUA, põe de pé o primeiro estúdio cinematográfico, Black Maria, e um ano depois regista direitos sobre filmes, curtos, de segundos. O primeiro beijo do cinema,The Kiss, é filmado em 1896, filme que chocou o público de então. Para ver cinema Edison inventa uma máquina que permitia ver as imagens individualmente abrindo a primeira sala em 14 de Abril de 1894 em Nova York. Edison não explora no entanto a visão colectiva das imagens de cinema.


Em 28 de Dezembro de 1895 em Paris, os irmãos Lumière fazem a primeira exibição pública de filmes, num programa que durou cerca de 25 minutos, no Grand Café. A data fica assinalada como o início da história do cinema, se bem que a criação de flimes e mesmo a sua exibição noutras condições tenham sido em data anterior.A saída das fábricas dos irmãos Lumière, A chegada do comboio à gare da Ciocitat ou L'arroseur arrosé são alguns dos filmes feitos pelos Lumiére.

GRONEMEYER, A., Film: A concise History, London, Laurence King, 1998
 
José Carlos Abrantes | 9:55 da tarde |


0 Comments: