<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/4000921?origin\x3dhttp://asimagensenos.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
terça-feira, maio 31, 2005
IMAGENS NA INTERNET

Recebi um press-release com a ideia de um curso que me parece interessante: internet para pais e educadores. Sabemos como parte da preocupação dos pais da relação dos filhos com a internet é o contacto com as imagens, tema que não estando explicitado não deixará de ser tratado, seguramente. As referências aos especialistas que intervirão e também a inclusão de um hacker dão a ideia de um curso bem pensado. No entanto, esta referência não pode ser entendida como uma alusão à qualidade do curso, pois não tenho quaisquer outros elementos para me pronunciar, nem teria sentido que o fizesse neste blogue. Mas sublinho a ideia e deixo a informação. .

“A Universidade Autónoma de Lisboa já abriu inscrições para o primeiro curso de Internet em Portugal dirigido exclusivamente a pais, educadores e professores do básico e secundário.

Trata-se do curso de especialização “Net Para Pais em 48H”, que tem como principal objectivo apetrechar os pais de conhecimentos sobre a navegação online e sobre o mundo do ciberespaço, no sentido de evitar que os filhos estejam desprotegidos quando se encontram na Internet.

Em quatro módulos de 12 horas cada, pretende-se dar aos encarregados de educação - de uma forma anti-tecnocrata - os mecanismos básicos que permitam evitar surpresas desagradáveis no seio da família provocadas pela Internet, como fugas de casa, crimes de pirataria e outros, etc.

Além das aulas leccionadas por uma equipa de quatro professores, a formação contará com oito convidados especialistas em matérias que vão da área da educação, à de combate ao crime informático, passando pela psicologia e pela cultura digital. Como não poderia deixar de ser, haverá também um hacker entre os painéis de convidados.

As inscrições estão abertas até dia 9 de Junho e a formação realiza-se entre 14 de Junho e 15 de Julho.

Mais informação em www.netparapais.com

Contactos Coordenação
Dr. Miguel Martins - mmartins@netparapais.com
Mestre Teresa Maia Carmo - tmcarmo@netparapais.com

Contacto 968.250.794”
 
José Carlos Abrantes | 8:28 da manhã | 3 comments
segunda-feira, maio 30, 2005
IMAGENS NA IMPRENSA

Começou ontem e decorre até 1 de Junho, em Seoul, na Coreia do SUL o 58th World Newspaper Congress "Exploiting Innovation and Seizing Opportunities: The Keys to Success” e , simultaneamente, ocorre o 12th World Editors Forum "Your readers are changing? Change Your Newspaper!". As imagens nunca estão ausentes na discussão do jornalismo de hoje. A organização é da World Association Newspaper (WAN).
Para se tornar membro da WAN
Para aceder ao weblog do Congresso
Para aceder ao weblog do: Forum
 
José Carlos Abrantes | 8:33 da manhã | 0 comments
sexta-feira, maio 27, 2005
IMAGENS (E SONS) COM PROVEDORES


Algumas rádios e televisões instituíram já provedores dos ouvintes e dos espectadores. Eis alguns links úteis para ter mais informação sobre este assunto:

AUSTRÁLIA
Murray Green é ombudsman na Australian Broadcasting Corporation e tem a ver com a rádio, televisão e internet. A sua intervenção está prevista para os casos de não satisfação a uma primeira resposta.

BRASIL
Osvaldo Martins é o primeiro ombudsman da televisão brasileira, na TV Cultura de S. Paulo.

CANADA

A Société Radio Canada tem um ombudsman para os serviços em francês, Renaud Gibert , que esteve entre nós no Curso da Arrábida, A Construção do Olhar, em 2000. Está em funções desde 1 de Março de 2000. Nesta página pode ver os seus relatórios anuais.

Tem outro ombudsman para os serviços em língua inglesa, David Bazey.

COLOMBIA
Consuelo Cepeda é a defensora del televidente da RCN Television. O email de Consuelo Cepeda é defensor@canalrcn.com

DINAMARCA
Tem desde Janeiro de 2005 um viewer’s and listener’s editor pois na Dinamarca a designação ombudsman é apenas permitida para o Provedor de Justiça. A actividade de Jacob Mollerup, da Danish Radio, engloba a rádio, a televisão e a internet.

EUA
Jeffrey Dvorkin é o ombudsman da National Public Radio
e esteve em Portugal no Falar Televisão 20, em Abril 2005. Na página web pode ter acesso a outros textos escritos pelo ombudsman, ao guia de ética para a rádio pública, ao estatuto do ombudsman, etc.


FRANÇA
Tem um provedor de informação (médiateur) na France 2 que é Jean Claude Allanice um na France 3, Marie Laure Augry que esteve no último Falar Televisão (20) realizado em Abril, na Fundação Luso Americana.
Tem também um provedor de programas, Alain Le Garrec.

Os anteriores provedores de informação Didier Epelbaum e a anterior provedora de programas, Geneviève Jacquinot, colaboraram em dois Cursos da Arrábida (2000 e 2001, A Construção do Olhar e Públicos, Televisão, respectivamente). Por outro lado, Didier Epelbaum foi o primeiro convidado da série de conferências Falar Televisão tendo feito uma intervenção sobre A carta de princípios de France Télévisions que, nessa altura (Fevereiro de 2002), estava a ser ultimada.

Pode aceder também ao Espace Téléspéctateurs.

PERU
Esteve na 25 a conferência da Organisation of News Ombudsman (ONO) o jornalista peruano Paulo Ramirez. A sua televisão, Canal 13, estuda a criação de um lugar de ombudsman.


PORTUGAL
Foi muito bem acolhida na conferência da ONO a notícia de que em Portugal está em preparação a implementação dos provedores de rádio e televisão na Rádio e Televisão de Portugal.


Há ainda o site da ONO, Organisation of News Ombudsman.

Sobre estes assuntos pode consultar um texto de Geneviève Guicheney , ex provedora de programas de France Télévision, de uma intervenção no Curso da Arrábida “Públicos, Televisão”. No Curso A Construção do Olhar”” também houve as intervenções de Didier Epelbaum e de Renaud Gilbert bem como uma mesa redonda sobre este assunto.
 
José Carlos Abrantes | 7:51 da tarde | 1 comments
quinta-feira, maio 26, 2005
IMAGENS DE LONDRES

Alguém me chamou a atenção para o cinzento do céu de Londres. Também assim o vi, com o azul escondido.

Londres, ceu cinzento
 
José Carlos Abrantes | 5:59 da tarde | 0 comments
IMAGENS E PALAVRAS DOS LIVROS

LANEYRIE-DAJEN, Nadeije, How to read paintings, Londres, Chambers, 2004, (edição original francesa, Lire la Peinture, 2002)

Um livro que procura ajudar o leitor a compreender como foram criadas obras que têm o poder de desendear a emoção e o prazer, diz-se na introdução. A autora, ligada à prestigiada École Normale Supérieure, de Paris, analisa pinturas mas também desenvolve reflexão sobre teorias e conceitos da imagem, da composição à côr, do assunto ao estilos.
 
José Carlos Abrantes | 9:58 da manhã | 0 comments
quarta-feira, maio 25, 2005
IMAGENS EM CONGRESSO, em Évora

Também se discutirão imagens...

«Call for papers for 'Language, Communication, Culture' que se irá realizar na Universidade de Évora de 23 a 25 de Novembro de 2005. Para mais informações consultar: http://www.lcc2005.pt.vu/

Announcement and Call for Papers

The 3rd International Language, Communication, Culture Conference, to be held in Évora, Portugal, November 23-25, 2005, offers an opportunity to bring together academics, intellectuals and practitioners in the areas of media and cultural studies and the social sciences and humanities from around the world and to promote informed discussion on globalisation, democracy and culture as a theme relevant for intellectual work in language, communication and culture studies, research and practice.

The Conference is organised by the staff and associates of the 'Culture
and Society' Postgraduate Programme (University of Lisbon, Faculty of
Letters) International and interdisciplinary perspectives and papers are invited
on

1. The languages of globalisation, the languages of culture:
- The politics of language learning and language hegemony in a global
world; - The languages of democratic international cinema;
- The languages of documentary and humanist photography;
- Languages and (cultural) identities; performative languages of gender and race;
- Narrative models of Media discourses as a 'fast-food' culture
industry.

2. Globalisation and democracy in global communication:
- The Media, the West and the Rest; globalisation / glocalisation
strategies and tactics in the Media;
- Journalism and war; the Media and terrorism; the Media and human
rights;
- Press freedom and (democratic) self-regulation;
- The Media and alternative (and independent) politics;
- New Media and new democracy.

3. Globalisation and culture:
- Globalisation and cultural internationalism: Learning / Unlearning
dominative global discourses and practices;
- Negotiating meaning across cultural differences and in multicultural
discourses; forms of democratic participation in formal and informal
communities of cultural practice and shared languages;
- Cultural knowledge in the Information Age: Learning how to acquire,
transfer, produce and use cultural knowledge effectively and in
innovative
ways;
- Processing cultural knowledge in the informational society;
- New cultural mediators/intermediaries.

Full information on keynote speakers, submission deadlines, standard
and "early bird" fees, etc., is now available online at
http://www.lcc2005.pt.vu/

(informação disponibilzada por Luís Filipe B. Teixeira)
 
José Carlos Abrantes | 11:10 da tarde | 0 comments
IMAGENS DE LONDRES

Também há castanhos e outras côres...

Londres, castanhos
 
José Carlos Abrantes | 12:16 da manhã | 0 comments
IMAGENS DE LONDRES

O azul fica bem com tudo....e também com o vermelho, côr forte de Londres.

azul e vermelho... 1
 
José Carlos Abrantes | 12:01 da manhã | 1 comments
terça-feira, maio 24, 2005
IMAGENS DE LONDRES

Ainda as côres..

azul e negro... 1
 
José Carlos Abrantes | 11:53 da tarde | 0 comments
IMAGEM DE LONDRES

O gosto de encontrar a côr na cidade.

Londres
 
José Carlos Abrantes | 12:36 da manhã | 0 comments
IMAGENS EM FIM DE EXIBIÇÃO

No domingo pude ainda ver a exposição de Caravagio, na National Gallery, em Londres. Era o último dia das imagens dos últimos anos da obra do pintor e demorei uma hora e quinze minutos na fila para a entrada. Havia muita gente à volta das pinturas, o que dá o prazer da partilha mas retira o da contemplação.

Caravagio
 
José Carlos Abrantes | 12:24 da manhã | 0 comments
sexta-feira, maio 20, 2005
IMAGENS (e palavras) ausentes

Por aqui tem passado o afastamento às imagens e palavras do jornal Público desde que a consulta on line é paga. Para os blogs é de facto uma perda, com alternativas, como refere hoje Pedro Mexia, no DN .
 
José Carlos Abrantes | 5:17 da tarde | 0 comments
quinta-feira, maio 19, 2005
IMAGENS (e palavras) em CATÁLOGO

O Público editou hoje, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, o Catálogo LisboaPhoto 2005. Uma obra bem interessante para quem se interessa pela imagem e pela reflexão sobre a imagem. Já li o texto sobre Benoliel da autoria de Emília Tavares. Uma reflexão que passa para lá das estórias que se contam do fotojornalista e que procura antes situar a obra na reflexão social e de registo que a reportagem fotográfica permitiu. “A foto-reportagem pode ser incluída nos escassos traços de modernidade que atravessam a fotografia portuguesa, durante a primeira metade do século XX”, diz a autora. E situa o trabalho de Benoliel na oposição ao melancolismo de Atget no seu retrato de Paris: Benoliel fotografou revoltas, greves, levantamentos populares numa vertigem do acontecimento, num afã de aproximação em que o texto da notícia recompunha significados e primeiras suposições.”
 
José Carlos Abrantes | 12:24 da tarde | 0 comments
quarta-feira, maio 18, 2005
IMAGENS QUE VALEM MILHÕES

João Lopes relembra hoje que, no cinema, as receitas do mercado do DVD são iguais, mesmo superiores às recitas dos filmes lançados em sala. Aproveito para insistir que as imagens não são só os sentidos que encerram. São também esta multiplicidade de relações que com elas estabelecemos.
 
José Carlos Abrantes | 12:04 da tarde | 0 comments
IMAGENS DO MUNDO
É hoje a abertura do LisboaPhoto que encerrará em 18 de Setembro. A exposição com trabalhos de Joshua Benoliel é inaugurada hoje às 19h num edifício que aprecio muito, a Cordoaria. Joshua Benoliel é considerado um dos pioneiros do fotojornalismo em Portugal.
Esta é uma das 15 exposições e vinte mostras paralelas que constituem o LisboaPhoto
 
José Carlos Abrantes | 12:00 da tarde | 0 comments
terça-feira, maio 17, 2005
IMAGENS PARA UM MÊS

Começa, na Cinemateca, o ciclo François Truffaut. Hoje exibe-se o filme 400 Golpes, às 21h 30.
 
José Carlos Abrantes | 3:27 da tarde | 0 comments
IMAGEM DO DIA

National Geographic Magazine

Se fôr ao site da National Geographic Magazine (NGM) vai encontrar, hoje, a imagem de dois cavalos selvagens na imagem do dia (photo of the day). Neste site a imagem do dia é uma imagem disponibilizada para mandar por email a um amigo, fazer download para fazer de fundo no seu computador ou para imprimir.
(Foi o João Paulo da Tou Aqui, Tou Aí que me indicou esta imagem do dia)
 
José Carlos Abrantes | 2:48 da tarde | 0 comments
segunda-feira, maio 16, 2005
IMAGENS NOS MEDIA

Vai realizar-se em Londres, de 22 a 25 de Maio, mais uma Conferência Anual da Organisation of News Ombudsmen (ONO). Não faltarão discussões sobre as imagens e como estas são usadas no jornalismo de hoje.
 
José Carlos Abrantes | 7:19 da tarde | 0 comments
sexta-feira, maio 13, 2005
IMAGEM DE JUIZ
Um artigo de Francisco Teixeira da Mota, no Público de hoje, descreve, como a TVI recolheu imagens de um juiz e como a decisão do Tribunal da Relação do Porto foi favorável à jornalista e ao operador de Câmara. A decisão anterior do Tribunal de 1a instância tinha sido de condenação de um e outro. As imagens são as mesmas mas há diferentes relações das imagens com os juristas que as apreciaram...

IMAGENS DE PUBLICIDADE
Ao lado do artigo citado, uma peça de Sofia Rodrigues sobre a celeuma à volta da legalidade da publicidade sobre as cervejas sem álcool. Tudo por causa da semelhança das garrafas das cervejas com e sem álcool o que deixa no ar a ideia que pode haver confusão para o consumidor. Lendo a peça se verificam diferentes pontos de vista sobre as mesmas imagens...

NO DN pode também ler como os blocos informativos das televisões são suporte para estratégias publicitárias: “Beba água do Peseiro.” Há relações escondidas nas imagens que vemos a cada momento...

PROVEDORES DAS IMAGENS E DOS SONS
Foi ontem aprovada em Conselho de Ministros a criação de provedores para a rádio e televisão
tendo sido instituída a obrigatoriedade de um programa semanal na rádio e na televisão.
 
José Carlos Abrantes | 1:07 da tarde | 0 comments
IMAGEM DO CHAO

IMAGEM DO CHÃ?O, originally uploaded by abrantes.

que se pisa a cada momento, sem olhar. Mas que um dia se capta num pequeno detalhe....

 
José Carlos Abrantes | 12:30 da tarde | 0 comments
quinta-feira, maio 12, 2005
IMAGENS DO DIA

O dia é fértil em imagens, no Público, de hoje.

Imagens de política
No caderno Local, Lisboa referem-se erros dos cartazes de Manuel Maria Carrilho. Cartazes com os quais os lisboetas estão em relação a todo o momento, pois foram estrategicamente colocados em vários pontos da cidade. Manuel Maria Carrilho anunciou com tempo a sua candidatura. Está agora, com tempo, a mostrar imagens associadas ao seu projecto. O que vai contar mais? Os erros ou o avanço?

Imagens de saúde
As grávidas não devem beber alcoól. Nas escolas, os alunos vão ver imagens de deformações em recém-nascidos. Procura-se, dizem os responsáveis levar “informação realista.” Não só os alunos vão entrar em relação com as imagens como todos estamos envolvidos nas situações que geram essas imagens, pela acção ou omissão.

Imagens científicas
Ainda no Público se refere uma exposição no Museu do Mar em Cascais onde se podem ver ilustrações de polvos e de outros habitantes do mar. Quando vi um polvo inteiro, vivo, pela primeira vez achei que as ilustrações da Banda Desenhada estavam bem feitas. Às vezes, o mundo é parecido com as imagens.

Imagens da história
O rosto de Tutankhamon está a ser reconstruído “a partir de 1700 fotografias de alta resolução conseguidas através da primeira tomografia axial computorizada feita a uma múmia egípcia.” Não é só nos consultórios médicos que estas técnicas se aplicam, como se pode ver pela notícia. Ainda se esclarece que a múmia de Tut foi retirada do sarcófago no vale Luxor e colocada num “sofisticado scanner portátil.” Não só nos relacionamos com as imagens, agora de um faraó, mas também essa relação passa pela tecnologia, pelo transporte de equipamentos e pessoas, pelos jornalistas que nos fazem chegar a informação e a imagem modelizada de Tut.

Há imagens noutros órgãos de informação, também. Por exemplo, no Diário de Notícias.

Imagens de cinema
escritas por João Lopes. João Lopes lembra que os efeitos especiais começaram com Georges Meliès, não são atributo do digital.

Imagens de televisão
E há também as imagens de televisão onde os amores gay invadem os écrãs.
 
José Carlos Abrantes | 8:16 da tarde | 0 comments
quarta-feira, maio 11, 2005
OS DIREITOS ÀS IMAGENS
De um post do Blogue de Esquerda assinado por Margarida Ferra: “ Se em vez de se perder tempo a comparar umas e outras, tratássemos com o mesmo respeito autores de textos e desenhos na actividade bloguística e na vida em geral, todos ganhavam. Fiquei a pensar nisto quando segui daqui para aqui, dei a mão à palmatória por todas as imagens que afixei sem procurar mostrar a assinatura. “
A questão não é so mostrar a assinatura. As imagens têm direitos de autor.

Como aliás diz Rosa Lobato, numa entrevista que deu weblog.com.pt
“Algo que queiras partilhar?
Sim. Gostava de chamar a atenção dos bloggers portugueses para a forma muitas vezes abusiva como se usam imagens nos weblogs. Muitos bloggers que gostam de ilustrar os seus posts com imagens fazem-no sem se lembrarem de que essas imagens têm autores e que esses autores merecem ser creditados pelo seu trabalho. Não estou sequer a falar em direitos de autor, roubo de banda e autorizações para usar as ditas imagens (se bem que considere esses assuntos muito importantes). Muita gente não hesita em dizer quem é o autor de uma música ou de um poema que acabou de citar mas não se lembra que deveria ter exactamente a mesma atitude em relação a uma fotografia ou a uma ilustração. Dizer de onde se tirou a imagem e qual o nome do autor não custa nada e faz toda a diferença.”
Um bom assunto para o II Encontro de weblogs.

PS: Consegui apagar este post nas tentativas de incluir imagens. Republico-o, por iso.
 
José Carlos Abrantes | 2:48 da tarde | 0 comments
IMAGENS DO BRASIL
Uma empresa aparece no top das buscas Google quando se faz a pesquisa “imagens do brasil”. Aqui fica a indicação pois as imagens parecem ser de qualidade e relevam um trabalho sistemático de recolha e organização.


IMAGENS DO BRASIL, Curitiba
Esta fotografia mostra o Olho, de Óscar Niemeyer, edifício do NovoMuseu de Curitiba. Foto de JCA, Setembro 2004.

Para mais informação sobre o NovoMuseu
 
José Carlos Abrantes | 2:29 da tarde | 0 comments
terça-feira, maio 10, 2005
Joe Rosenthal. Iwo Jima

Joe Rosenthal. Iwo Jima, originally uploaded by abrantes.



OUTRA IMAGEM DE OUTRA VITÓRIA
Neste texto se recorda que se evoca Iwo Jima por duas razões principais:
1 morreram 6821 americanos nessa batalha dos quais 5931 seriam “marines”.
2 a fotografia de Joe Rosenthal.

Se tiver tempo de ler o texto fica com muita informação sobre as polémicas à volta desta célebre fotografia e sobre as condições em que foi tirada.
 
José Carlos Abrantes | 12:11 da tarde | 0 comments
segunda-feira, maio 09, 2005
Bandeira Vermelha
IMAGEM DA VITÓRIA
Bandeira Vermelha
Em 2 de Maio de 2005 Evgueni Khaldei parte para Berlim com a sua máquina fotográfica, mas também com dois enormes panos vermelhos. Segundo o livro 100 Fotos do Século, o fotógrafo russo queria fazer uma fotografia simbólica da derrocada hitleriana. E tinha um modelo que desejava seguir: a célebre fotografia de Rosenthal, no ilhéu de Iwo Jima. Assim, o fotógrafo russo "pega" em dois soldados que vão hastear a bandeira da foice e martelo no edifício do III Reich. No regresso tem que apagar um dos relógios pois um dos soldados tinha dois relógios, um em cada pulso, fruto de pilhagem. E depois, diz-se, Estaline não teria gostado da identidade desses soldados e teria “fabricado” dois falsos heróis.
Imagens contruídas no seu interior como no discurso que se cria para a sua divulgação. Imagens que comprendemos melhor por sabermos os contextos em que são criadas, divulgadas, recebidas.
 
José Carlos Abrantes | 11:11 da tarde | 0 comments
sábado, maio 07, 2005
IMAGEM DE UM BEIJO

Um interessante artigo no Le Monde de hoje volta às batalhas jurídicas que o Beijo, de Robert Doisneau desencadeou em França. Uma delas foi aliàs protagonizada pela mulher que posou para o “instantâneo” e que agora vendeu o exemplar da fotografia por uma soma record em França.

“Le Baiser symbolise aussi la valorisation folle de la photographie dans le marché de l'art. Qui mérite précision. Le 25 avril, chez Artcurial, ne s'est pas vendu "Le" Baiser de l'Hôtel de Ville, mais "une" épreuve de ladite photographie. Une épreuve qui, au-delà de la célébrité de l'image, avait trois atouts pour atteindre un prix record : le tirage est contemporain de la prise de vue ; il est d'excellente qualité ; la provenance est chic - ­ le modèle du photographe.”
 
José Carlos Abrantes | 11:18 da manhã | 0 comments
sexta-feira, maio 06, 2005
IMAGENS NA CIDADE

carlos relvas, originally uploaded by abrantes.


Vem aí o Lisboa Photo. Esteja atento à programação e vá ver imagens diferentes, imagens da nossa memória, imagens artísticas, imagens fora dos padrões da normalização televisiva.
A imagem de cima refere-se a uma exposição da LisboaPhoto 2003 sobre Carlos Relvas, exposição que esteve no Museu Nacional de Arte Antiga.

Em Outubro, outras imagens, as do cinema documental, o DocLisboa na Culturgest. Também outras imagens.

 
José Carlos Abrantes | 9:09 da tarde | 0 comments
quinta-feira, maio 05, 2005
IMAGENS DE SI PRÓPRIO

Denis Rouvre, “fechou” algumas das estrelas presentes em Cannes 2004 num dispositivo construído por ele e confiou-lhes a decisão de se auto-fotografarem. Veja o portfolio do Le Monde
 
José Carlos Abrantes | 8:02 da tarde | 0 comments
terça-feira, maio 03, 2005
IMAGEM MENTAL
"Quando alguém desaparece, o que mais nos impressiona é que vemos um rosto inerte e falta-nos o que foi o seu estilo, algo de quase indefinível e quase irrepetível. O agudíssimo sentimento de perda vem daí.”

Eduardo Prado Coelho, na crónica O estilo, hoje no Público.
 
José Carlos Abrantes | 7:52 da tarde | 0 comments
segunda-feira, maio 02, 2005
IMAGENS E DIREITO
Carro Correios. EuroEsta imagem foi tirada por mim, na altura do Euro. Tenho o direito de a mostrar a todos? Ou o Euro 2004 e os Correios podem exigir que lhes peça autorizaçâo? Ou mesmo que pagar?

Alguém pode comentar?

 
José Carlos Abrantes | 10:49 da tarde | 0 comments
DIREITO ÀS IMAGENS

De um post do Blogue de Esquerda de hoje, assinado por Margarida Ferra: “ Se em vez de se perder tempo a comparar umas e outras, tratássemos com o mesmo respeito autores de textos e desenhos na actividade bloguística e na vida em geral, todos ganhavam. Fiquei a pensar nisto quando segui daqui para aqui, dei a mão à palmatória por todas as imagens que afixei sem procurar mostrar a assinatura. “

A questão não é so mostrar a assinatura. As imagens têm direitos de autor. Como aliás diz Como aliás diz Rosa Lobato, numa entrevista que deu ao weblog.com.pt

“Algo que queiras partilhar?
Sim. Gostava de chamar a atenção dos bloggers portugueses para a forma muitas vezes abusiva como se usam imagens nos weblogs. Muitos bloggers que gostam de ilustrar os seus posts com imagens fazem-no sem se lembrarem de que essas imagens têm autores e que esses autores merecem ser creditados pelo seu trabalho. Não estou sequer a falar em direitos de autor, roubo de banda e autorizações para usar as ditas imagens (se bem que considere esses assuntos muito importantes). Muita gente não hesita em dizer quem é o autor de uma música ou de um poema que acabou de citar mas não se lembra que deveria ter exactamente a mesma atitude em relação a uma fotografia ou a uma ilustração. Dizer de onde se tirou a imagem e qual o nome do autor não custa nada e faz toda a diferença.”

Um bom assunto para o II Encontro de weblogs.
 
José Carlos Abrantes | 10:17 da tarde | 0 comments
IMAGENS ÚTEIS

Às vezes as imagens podem ser ajuda. No O Insólito do Público de hoje conta-se a história de um cozinheiro britânico salvo por uma imagem de um telemóvel. O cozinheiro, ao mexer na arca congeladora, encontrou uma aranha bananeira ou armadeira, como é conhecida no Brasil. A aranha será a aranha mais venenosa do mundo e mordeu o cozinheiro duas vezes. O cozinheiro tirou uma foto ao bicho, a mão inchou, sobreveio um desmaio. No Hospital foi a fotografia que ajudou a identificar a razão do mal do doente. Ainda não tenho telemóvel com máquina de fotografia incorporada. Mas fiquei tentado...
 
José Carlos Abrantes | 2:38 da tarde | 0 comments