<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d4000921\x26blogName\x3dAs+Imagens+e+N%C3%B3s\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dLIGHT\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://asimagensenos.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://asimagensenos.blogspot.com/\x26vt\x3d8145402830606333396', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
sexta-feira, novembro 24, 2006
A FÁBRICA DO OLHAR Excerto Capítulo XIX
Capítulo XIX O OLHAR ENCANTADO Fractais, 1976

O sucesso dos fractais de Benoît Mandelbrot é cuidadosamente orquestrado; criar uma palavra não basta, é necessário definir o conceito que lhe está associado. De um modo simples, os objectos matemáticos chamados fractais são objectos que conservam mais ou menos a mesma forma, quer sejam observados de muito longe ou de muito perto com a ajuda de um zoom. Trata-se, na verdade, de um zoom matemático: podemos mergulhar infinitamente no interior de uma forma que, porém, nos aparece figurada no plano de um ecrã de computador. A forma de uma costa marítima que não perde a complexidade quando vista de satélite ou quando o grão da rocha é observado ao microscópio, fornece uma ideia intuitiva daquilo que pode ser um objecto fractal. A forma de um floco de neve, que surge tanto recortado quando observado a olho nu ou à lupa, é outro exemplo. Os fractais possuem, porém, uma definição estritamente matemática: um fractal é um conjunto para o qual a dimensão de Hausdorff Besicovitch excede estritamente a dimensão topológica.
Em 1980 , quando dispõem finalmente de computadores relativamente potentes, os matemáticos Douady e Hubbard iniciam a iteração de polinómios de segundo grau de variável complexa . Ficam espantados com os resultados obtidos. As imagens que surgem nos ecrãs são extraordinariamente complexas e rigorosamente organizadas. Não estáticas, mas dinâmicas. Longe de caóticos, os sistemas figurados representam séries de trajectórias seguidas por pontos situados no plano dos parâmetros . As diferentes cores são atribuídas arbitrariamente em função das velocidades dos diferentes pontos. A negro estão os pontos que saltitam no mesmo lugar.
 
José Carlos Abrantes | 6:32 da tarde |


0 Comments: