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segunda-feira, dezembro 15, 2003
CINEMA

Antes de o cinema ser cinema o homem tentou por muitas formas dar movimento às imagens. Ha uma descrição de uma lanterna mágica feita em 1761 por Athanase Kircher. Mas é no século XIX que um inglês, Peter Mark Roget estabelece, numa tese académica, como se processa a observação corrente e fixa o conceito da persistência retiniana no que respeita aos objectos que se movem (o título do seu trabalho era "The Persistence of vision with regard to moving objects").

Por outro lado, na fotografia , Eadweard Muybridge vai-se interessar pela locomoção animal fazendo um livro com esse título. Em 1877 usa 24 câmaras para filmar um cavalo a correr provando, com uma das fotografias, que, em determinado momento, o cavalo a galope tem as 4 patas levantadas do chão.

Em França, Etienne Jules Marey, médico, trabalha também a cronofotografia usando uma "espingarda" fotográfica (12 tomadas de vista por segundo) o que lhe permite fotos de movimentos não vistos a olho nu (no voo de uma ave, numa bola de ping pong que saltita, por exemplo).



Dois sites

Eadweard Muybridge

Etienne Jules Marey
 
José Carlos Abrantes | 11:54 da tarde |


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